COMUNICAÇÃO

Grupo Operativo da Ouvidoria se reúne em Salvador

21/09/2012 16:26 | Por

 

Integrantes da Comissão Executiva do Grupo Operativo (GO) reuniram-se na última sexta-feira (14), com a ouvidora geral Tânia Palma, na sede da unidade da Defensoria Pública da Bahia, situada no Canela. Além de fazerem um panorama da conjuntura política dos municípios representados, os integrantes falaram sobre o Colégio das Ouvidorias. Foi discutida ainda a necessidade de mais Ouvidorias no Brasil que repliquem o modelo democrático e participativo adotado por este espaço na Defensoria baiana.

 

O grupo defendeu também a necessidade de diálogos municipais antes das eleições dos novos integrantes, que acontecerão no final de 2012, bem como audiências públicas com toda a sociedade, onde será apresentado à população o papel da Defensoria, a atuação de um membro do Grupo Operativo e o edital público para a escolha destes novos integrantes. Ficou decidido ainda que esses debates deverão incluir os 27 Territórios de Identidade na Bahia, de forma que mais atores sociais tenham voz no processo eleitoral.

 

“Esta reunião foi importante porque estamos concluindo um plano de tarefas do Grupo Operativo, que está em processo eleitoral. O encontro culminou ainda com as discussões sobre a necessidade de inclusão dos Territórios de Identidade no Plano Plurianual (PPA) da Defensoria”, afirmou Tânia Palma.

Participaram do encontro Wilma Moura, representante de Guanambi; Marciel Teodório, de Paulo Afonso; Pascoal, representando a cidade de Ilhéus e Abdijalili Belchot, de Jequié. O Grupo Operativo volta a se reunir com seu pleno nos dias 9 e 10 de outubro, em Salvador.

 

Grupo Operativo da Ouvidoria

 

Formado por representantes da sociedade civil das 34 cidades onde a Defensoria tem atuação direta, o grupo é eleito democraticamente a cada dois anos. Ao todo são 37 lideranças sociais reunidas com o propósito de discutir e viabilizar o acesso qualificado à Justiça, através da Defensoria Pública, de forma integral e gratuita.

 

As reuniões do GO acontecem periodicamente. Nestes encontros, os integrantes discutem, avaliam e constroem documentos de ordem interna, elaboram os encontros regionais, além de proporem iniciativas que aproximem a população da Defensoria. O objetivo do grupo é, sobretudo, criar um elo entre a Instituição e a sociedade.