COMUNICAÇÃO
Guanambi – Ação Cidadã Sou Pai Responsável faz testes gratuitos de exames de DNA em projeto social
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, da Defensoria Pública da Bahia, também chegou à comarca de Guanambi, no centro sul baiano. Lá, nove exames gratuitos de DNA e um reconhecimento espontâneo foram realizados na Escola Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo, durante o Projeto Agitação Social, promovido pelo Rotaract. O público que procurou a Defensoria no espaço também recebeu orientações sobre a campanha – 42 pessoas. Além das ações decorrentes da ação cidadã, a coordenadora da
atividade na cidade, defensora pública Deliene Martins de Carvalho, ministrou a palestra violência doméstica – uma análise cultural e as consequências jurídicas.
A intensificação da campanha prossegue acontecendo até segunda-feira, dia 31, na sede da Defensoria, localizada na Travessa Euclides da Cunha, nº 119, Centro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Interessados em fazer o reconhecimento da paternidade devem dirigir-se à unidade levando certidão de nascimento da criança, RG, CPF e comprovante de residência. Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor e já está acontecendo de forma intensificada desde o dia 3 de agosto em Salvador e em todas as regionais da Defensoria Pública no estado.
Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela Instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras.
Para a edição 2015, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável traz o cantor Pablo como padrinho da iniciativa, cujo slogan é: “Não faça ninguém sofrer. Se fez o filho, assuma”. Esse ano, a DPE pretende realizar 700 atendimentos e audiências de conciliação durante o mês de agosto, e cerca de 500 exames de DNA em Salvador e no interior do Estado. Ao longo do ano, a estimativa é que este número chegue a 3.200 procedimentos.
Quem tiver interesse e quiser mais informações sobre como participar da Ação, poderá ligar para o Disque Defensoria 129 (apenas de telefone fixo).