COMUNICAÇÃO

GUANAMBI – Educação em Direitos, mais defensores e ação para o combate às drogas são prioridades no orçamento

23/03/2018 20:16 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 (texto) / Joice Faim (Fotos)

As conferências públicas do Orçamento Participativo 2019 da Defensoria prosseguem no próximo dia 3 de abril, em Ilhéus e Itabuna, e dia 4, em Jequié

Estudantes de cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão de Guanambi foram presença majoritária no lotado salão para a Conferência Pública do Orçamento Participativo 2019 promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Entre as prioridades apontadas como prioritárias para investimento da DPE/BA estão a Educação em Direitos, mais defensores e ações voltadas para as questões relacionadas a drogas e álcool.

A vereadora Lívia declarou que teve dificuldade de selecionar as prioridades, pois as áreas apontadas pela Defensoria Pública para a seleção eram todas de muita necessidade para a comunidade de Guanambi. Mas fez, entre suas escolhas, a opção por investimentos em Educação em Direitos: “Sempre aposto na educação que, junto com a informação, é quem provoca mudanças sociais”.

Ela parabenizou a iniciativa da Defensoria em incentivar a participação coletiva, que estimula a democracia e faz com que ela saia do papel. Lilia agradeceu, ainda, à defensora pública Deliene Martins, que atua na comarca, por ter contribuído para a implantação de várias políticas de educação em Guanambi.

A diretora do CEEP em Gestão e Saúde, Claudiana Teixeira, apontou a necessidade de investimentos voltados para impedir que tantos adolescentes e jovens se envolvam com drogas, entre elas o álcool. “A juventude em Guanambi tem se perdido muito”, declarou.

A população majoritariamente hipossuficiente economicamente vem crescendo e a Defensoria muitas vezes não dá conta de tenta demanda. Ao apresentar a atuação da DPE/BA na região, Jeane Braga, subcoordenadora da 2ª regional da Defensoria – Vitória da Conquista, a qual Guanambi integra, afirmou que não poder atender todas as demandas é frustrante para todos que fazem a Instituição.

José Geosmar Mendes Batista, titular do Grupo Operativo da Ouvidoria da Defensoria em Guanambi, confessou publicamente que pouco sabia sobre a Instituição antes de participar tomar posse no grupo, na semana passada, em Salvador. Mas que descobriu a importância da instituição. Dirigindo-se aos estudantes presentes, Joca (como é conhecido na cidade lembrou a eles um caso sobre concurso público no Município em que a Defensoria não pode atuar por não ter defensor público na área de Fazenda Pública. “Quando você coloca a sua opinião sobre onde a Defensoria deve atuar, está dando um passo tremendo, está fortalecendo um órgão na sua cidade. Hoje você imagina que amanhã não vai precisar”, alertou.

A defensora pública Deliene Martins considerou que a conferência em Guanambi foi muito produtiva, com a participação ativa do público e construção de parcerias importantes para Defensoria.

Participaram da conferência a coordenadora executiva das Regionais da Defensoria, Soraia Ramos Lima, e o defensor público Luciano Trindade.

As próximas Conferências Públicas do Orçamento Participativo 2019 da Defensoria acontecerão nas sedes da 3ª Regional – Ilhéus e 45ª regional – Itabuna, no dia 3 de abril, e em Jequié, que faz parte da 4ª Regional, no dia 4.