COMUNICAÇÃO

Homem doente é preso indevidamente no lugar do irmão

24/01/2008 14:42 | Por

Manoel Santos, 56, residente em Itabuna e portador de leucemia (câncer no sangue), foi buscar o serviço de segunda via de sua identidade no SAC da cidade e acabou surpreendido com um mandato de prisão preventiva, datado de 1995, sob acusação de homicídio. Apesar de estar com a saúde debilitada, foi levado para o Complexo Policial por policiais militares. Uma ação conjunta dos defensores públicos que atuam na Regional de Itabuna resultou em decisão favorável do Judiciário, que permitiu a sua transferência imediata para o hospital local.

Familiares de Manoel Santos procuraram a sede da 4ª Defensoria Pública, em Itabuna, na segunda-feira (21) a fim de denunciar a prisão indevida que ele sofreu. Através da defensora Melisa Teixeira, que compareceu imediatamente ao local onde se encontrava recluso, o homem esclareceu que o verdadeiro homicida era seu irmão, que há tempos estava usando indevidamente seus documentos.

Atendendo ação conjunta dos defensores Melisa, Rafson Ximenes e Walter Fonseca, subcoordenador da Regional, o juiz da Vara do Júri, Marcos Bandeira, decidiu que Manoel fosse encaminhado ao hospital para receber os cuidados médicos necessários para a sua enfermidade. A transferência foi realizada na terça-feira, 22, às 19h.