COMUNICAÇÃO

Homenagem marca o encerramento do 1º Encontro dos Defensores do Júri

12/11/2014 19:38 | Por

A Defensoria Pública da Bahia realizou na última sexta-feira, (7), o segundo dia de palestras do 1º Encontro dos Defensores Públicos do Júri. Direcionado aos defensores que atuam nas varas do Júri na capital, Região Metropolitana e interior, o projeto abordou temas voltados ao trabalho realizado pelos profissionais durante as sessões.

"Nosso encontro foi pioneiro, o primeiro baiano entre os defensores do Júri, e serviu como uma oportunidade não de doutrinação ou de unificação de pensamentos, mas de discussões de ideias, de teses, realidades e experiências", explica o defensor Gustavo Soares.

A oportunidade deu espaço também para homenagear o defensor Pedro Joaquim Machado, que atua no Júri há dez anos. O defensor homenageado ficou satisfeito com a iniciativa. "Fiquei surpreso e lisonjeado, mas vejo que não deixa de ser uma homenagem ao meu empenho com os assistidos, minha capacidade na defesa deles, que é sempre com paixão", ressaltou Machado.

A iniciativa da homenagem partiu dos defensores Maurício Saporito e Gustavo Soares. Para Saporito, a atuação de Pedro Joaquim serve como um aprendizado. "Sou um eterno aprendiz ao lado dele, que é um batalhador pela Defensoria e pelo Tribunal do Júri. Um cara sério, trabalhador", conta.

Para Soares, "a ideia de homenagear é um modo de reconhecimento a um homem extremamente dedicado ao trabalho, leal aos colegas, que dedicou boa parte de sua carreira ao Tribunal".

Daniel Nicory, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), também aproveitou a oportunidade para destacar a atuação do homenageado. "Fico orgulhoso de tê-lo conosco, é uma homenagem justíssima a ele, que nos ensina que quando a gente toma a decisão conforme a nossa consciência a gente não deve mesmo ter medo", concluiu.

O 1º Encontro dos Defensores Públicos do Júri começou na quinta-feira, 6, e aconteceu no auditório da Esdep.