COMUNICAÇÃO
HORA MARCADA – Defensoria volta parcialmente às atividades presenciais, mas atendimento será mediante agendamento
O agendamento pode ser feito através de quatro canais: telefones do Disque Defensoria, aplicativo, agendamento on-line ou chatbot no Facebook
“O agendamento facilita, e muito, a nossa vida: já saímos de casa com a certeza que seremos atendidos na hora marcada, sem precisar enfrentar filas e nem aglomeração”. Com atendimento agendado para às 11h e pontualmente atendida neste horário, a garçonete Delzenira Dias dos Santos, 31 anos, aprovou a iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA de retomar as atividades presenciais nesta terça-feira, 3, gradualmente, mas somente com agendamento prévio para evitar aglomerações.
Tendo como parâmetro a Casa de Acesso à Justiça 1 – CAJ 1, localizada no Jardim Baiano, em Salvador, a garçonete Delzenira já pôde ter noção do quanto a Instituição se preparou para esta retomada gradual em todas as suas unidades na capital e no interior do Estado. “Está tudo bem organizado: a medição da temperatura na entrada, as barreiras de acrílico, álcool em gel para todos os lados, cadeiras marcadas, distanciamento seguro e adesivos de ‘aguarde’ no chão”, observou a garçonete, que agendou atendimento para dar entrada no divórcio consensual.
Quem também observou todos os detalhes desta preparação da Defensoria foi a dona de casa Priscila de Souza, 29 anos, que, assim que chegou à CAJ 1, seguiu as demarcações no piso e nas cadeiras e sentou somente no lugar indicado. “Esta é uma das primeiras vezes que estou saindo de casa, desde o início da pandemia, e estou me sentindo segura aqui dentro. Tem distanciamento e não tem mais aquela aglomeração de antes. Todas as minhas dúvidas tirei pelo telefone [129 ou 0800 071 3121] e vim aqui já para o atendimento certo”, observou a dona de casa, enquanto aguardava a sua vez de ser chamada para resolver o caso da execução de alimentos.
“Já eu agendei pelo aplicativo. É muito mais rápido”, acrescentou Maíra Santos Conceição, 23 anos, referindo-se ao aplicativo Defensoria Bahia, disponível para Android e iOS.
Diferencial: olho no olho [agora através do acrílico]
Acompanhando do gabinete todos os atendimentos feitos neste primeiro dia do retorno das atividades presenciais, as coordenadoras da Especializada de Família da Defensoria, Tatiane Franklin Ferraz Queiroz e Camila Maria Góes de Sousa, destacaram que a retomada é a continuidade de um trabalho que já vinha sendo desenvolvido de forma exclusivamente remota e não teve interrupção em nenhum dia desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus.
“A população gosta e precisa do atendimento presencial, que permite que o cidadão esteja mais próximo do defensor público e do servidor. Por isso, estamos retornando hoje e garantindo o efetivo de, pelo menos, 1/3 da nossa equipe dentro desse novo normal: com toda a segurança e os equipamentos de proteção individual, como máscaras e faces shields (escudos faciais). Estamos prontos para continuar prestando atendimento à população que tanto precisa da Defensoria Pública e que sabe que o nosso diferencial é esse atendimento olho no olho, que agora será através do acrílico”, ressaltou a coordenadora Tatiane Franklin Ferraz Queiroz.
Ainda de acordo com o recado dado pela coordenadora, para que esse novo normal funcione bem é preciso que os assistidos só compareçam à Instituição se tiverem seus atendimentos agendados e, quem não tiver, poderá fazê-lo através de um dos canais de agendamento disponíveis: além do Disque Defensoria (os telefones 129 e 0800 071 3121) e do aplicativo, tem também o agendamento on-line pelo site e o chatbot no Facebook, cuja opção 1 é para atendimento geral, a 2 é para vítimas de violência doméstica e a opção 3 é para atendimentos da área de Família da capital.
“Neste momento, para segurança de todos, é necessário organização e é preciso manter o isolamento e o distanciamento. Então, só venha para a Defensoria se tiver o seu agendamento ou algum prazo a vencer. Este agendamento é necessário para que possamos garantir a segurança de todos dentro das nossas unidades, observando sempre a capacidade máxima”, aconselhou Tatiane Ferraz.
Leia também:
Defensoria da Bahia retoma atividades presenciais de forma gradual e com agendamento