COMUNICAÇÃO

I ENC JÚRI – Defensorias saem fortalecidas do encontro

06/07/2008 21:12 | Por

Ao encerrar, na noite de ontem, 5, o I Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Júri, a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia, Laura Fabíola Amaral Fagury, considerou que o evento foi um sucesso. Discutimos questões relevantes para a atuação dos defensores nos Tribunais do Júri e elaboramos um documento - a Carta da Bahia - onde as necessidade maiores da classe foram pontuadas. Vieram representações de 16 estados brasileiros. O encontro foi realizado pela ADEP-BA e ANADEP, com o apoio institucional da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Paralelamente ocorreu a reunião do'Conselho dos Defensores Públicos Gerais - CONDEGE.

Para a defensora geral da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira, a realização dos dois eventos na Bahia fortaleceu não apenas a instituição baiana, mas as Defensorias Públicas de forma geral. "Somos uma carreira essencial para que a justiça ocorra de fato; somo nós que garantimos a defesa daqueles réus que não dispõem de recursos financeiros", destacou.

Como disse Laura Fabíola em seu discurso de abertura do evento, os defensores públicos se utilizam da voz e da atuação para clamar a necessidade da justiça social. "Queremos e podemos ajudar a sociedade a se transformar em um cenário mais pacifico. Isto não é ilusão. É fato. É necessário investir na Defensoria Pública. É necessário investir e fortalecer o ESTADO DEFENSOR. A "balança da justiça precisa ser aferida", Todos por ação ou omissão fazem parte da história. Não podemos assistir inertes que a violência gerada pela exclusão social continue a colocar o Brasil no banco do réu. É hora de reverter este quadro."

A ADEP_BA e a Defensoria da Bahia foram parabenizadas pelos participantes pelo trabalho que vêm desenvolvendo.