COMUNICAÇÃO
I Encontro Psicossocial das Defensorias Públicas tem participação do NAP
Nos últimos dias 16 e 17 de agosto aconteceu o I Encontro Psicossocial das Defensorias Públicas do Brasil durante o V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas. As psicólogas do Núcleo de Atendimento Psicossocial – NAP, Alessandra Tranquilli e Lilian Ferreira, participaram do evento que aconteceu em Fortaleza, Ceará.
Na ocasião, os profissionais da área de psicologia e serviço social, atuantes nas Defensorias Públicas, reuniram-se com o objetivo de iniciar uma articulação entre os estados com base em fortalecer o trabalho psicossocial através da troca de experiências entre os participantes.
“Essa conversa com outros profissionais que atuam no campo psicossocial trouxe novas perspectivas para a solidificação do NAP e, consequentemente, o fortalecimento da Defensoria Pública da Bahia na garantia da atenção integral e proteção dos direitos do cidadão”, comentou Alessandra Tranquilli.
O evento também serviu para contribuir com o aprimoramento do serviço prestado pelo NAP à população baiana, fazendo com que ocorra um melhor atendimento aos assistidos nos diversos casos. “É necessário que, cada vez mais solidifiquemos as práticas psicossociais em todas as áreas de atuação da Defensoria Pública”, diz a psicóloga sobre o trabalho do NAP na instituição.
O encontro possibilitou a criação de um grupo responsável pela produção de conhecimento a cerca da atuação psicossocial no contexto das Defensorias Públicas e da consolidação do trabalho interdisciplinar nas instituições. Além disso, foi definida a elaboração de deliberações com a finalidade de promover o avanço da organização da atuação psicossocial nas Defensorias para favorecer seu fortalecimento. O Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais – Condege também será contatado para que possa garantir apoio à iniciativa do grupo.
Além da Bahia, participaram também do Encontro Psicossocial representantes das Defensorias do Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo.