COMUNICAÇÃO
I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI marca Dia da Visibilidade Trans
Comemorado no último dia 29, o Dia da Visibilidade Trans foi celebrado com o I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LBTI, promovido pela Associação Nacional de Defensores Públicos – ANADEP. A Defensoria Pública do Estado da Bahia participou, representada pelo defensor público Felipe Noya, da comarca de Camaçari. "O evento promovido pela Anadep tem extrema relevância, pois permite não só a troca de experiências institucionais entre as Defensorias de vários estados e a federal, como também constitui um espaço aberto à própria comunidade trans para que esta indique as demandas e cobre uma efetiva atuação em âmbito nacional", defendeu Noya.
De acordo com a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Symmy Larrat, a Defensoria Pública tem sido a porta de entrada exitosa para tratar sobre a temática LGBTI. "Cada vez mais vão surgir outras demandas deste grupo que antes não existiam, porque a população trans quer sair da invisibilidade. A Defensoria é a mais procurada para garantir os nossos direitos", afirmou.
Realizado na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, o evento teve por objetivo debater e aprovar proposições para todas as Defensorias Públicas no Brasil sobre atuação em defesa dos direitos LGBTI e dar encaminhamento às principais demandas de interesse desta comunidade através do contato direto com os movimentos sociais. Durante a atividade foi aberto o prazo para o recebimento de trabalhos que comporão o RELATÓRIO NACIONAL DE ATUAÇÃO EM PROL DA DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO, publicação a ser construída a partir de práticas vivenciadas por defensores públicos em todo o Brasil.