COMUNICAÇÃO

Idosa de 96 anos tem serviço “Home Care” garantido

31/10/2012 14:52 | Por

A aposentada Almerinda Vinda dos Santos, 96 anos, teve garantido o serviço Home Care através da Ação Ordinária de Obrigação de Fazer ingressada pelo defensor público Valdemir Pina, em Vitoria da Conquista. Alegando se tratar de uma idosa portadora de várias enfermidades como isquemia cerebral, hipertensão arterial, osteoporose, dentre outras, o médico que a acompanha solicitou junto ao plano de saúde da assistida que seu tratamento fosse realizado por meio deste serviço em período integral através de especialistas para cada patologia, a fim de facilitar o tratamento.

Mesmo debilitada e impossibilitada de se locomover, o plano de saúde de Almerinda não atendeu as suas necessidades, se negando a fornecer tal serviço, o que obrigou a filha da assistida solicitar o atendimento da Defensoria Pública para que a garantia à vida e à saúde da idosa fosse cumprida. "Não tinha condições de cuidar sozinha da minha mãe. Ela está muito debilitada e não pode ficar sozinha", disse Marleuza.

Já no dia 25 deste mês, foi concedido pelo juiz titular a Antecipação de Tutela determinando que o plano de saúde autorizasse o tratamento e serviço Home Care no prazo máximo de 72 horas. "Sempre encontramos dificuldades para esse tipo de caso, mas temos bons resultados. É uma satisfação garantir esse tipo de tratamento específico através da liminar. Com isso nosso trabalho só cresce cada vez mais e favorece a visibilidade da Defensoria Pública na sociedade", comentou o defensor público Valdemar Pina.

O serviço já foi implantado e agora está em fase de adaptação na residência de Almerinda. "Nossa vitória começou com o resultado da liminar. Está tudo sendo encaminhando conforme as nossas necessidades nos seus devidos horários, até o momento. Essa conquista nos trouxe uma felicidade enorme e muita satisfação. O atendimento da Defensoria foi nota mil, cumpriu com seu papel", comemorou a filha da assistida.