COMUNICAÇÃO
ILHÉUS – Casamento comunitário oficializa união de 30 casais com participação da Defensoria
A atuação da DPE se deu em parceria com os CRAS, viabilizando a organização dos documentos que são exigidos por lei para o matrimônio
A Defensoria Pública do Estado – DPE/BA esteve presente em um evento de Casamento Comunitário que aconteceu na sexta, 14 de setembro, na cidade de Ilhéus. Os Casamentos Comunitários são cerimônias totalmente isentas de custos que beneficiam milhares de casais no Brasil. A atuação da DPE/BA se deu em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, viabilizando a organização dos documentos que são exigidos por lei.
Na ocasião, trinta casais firmaram o matrimônio. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social junto com a Prefeitura de Ilhéus. Todos os casais fazem parte dos núcleos familiares que são acompanhados pelos CRAS que compõem a comarca.
A defensora pública Julia Almeida Baranski relatou a visível emoção das noivas e noivos e a felicidade das famílias que estavam vivendo aquele momento especial. Ela falou também sobre a importância desse tipo de evento. “O evento contribui para que estes casais alcancem as portas do Poder Judiciário, promovendo o acesso à justiça e a diminuição do grau de vulnerabilidade e exclusão a que estes núcleos familiares estão submetidos”, comentou a defensora pública.
Estiveram presentes também a assistente social da DPE Márcia Pithon Bittencourt, tabelionários de Ilhéus e a juíza da 2ª Vara de Família da Comarca, Wilma Alves Santos Vivas, que foi responsável por realizar o casamento dos 30 casais.