COMUNICAÇÃO
Ilhéus – Começa hoje intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável na cidade
Promovida pela Defensoria Pública da Bahia, Ação Cidadã Sou Pai Responsável já beneficiou mais de 12 mil famílias baianas desde que foi criada, em 2007
Começa nesta segunda-feira, 10, na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia DPE/BA em Ilhéus, a intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que garante a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento da paternidade. Até sexta-feira, dia 14, os atendimentos ligados à ação – coleta de material genético, sessões de mediação e resultados de exames feitos anteriormente acontecerão na sede da 3ª Regional, de 8h às 12h e das 14h às 18h.
Interessados em participar da campanha devem dirigir-se à sede da DPE, localizada na Avenida Canavieiras, nº 170, Centro, levando os documentos pessoais: certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência. Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor e já está acontecendo em Salvador e em todas as regionais da Defensoria Pública no estado.
Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela Instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras.
As partes recebem, ainda, toda assistência jurídica, (pelos defensores) e interdisciplinar (pela equipe psicossocial), a fim de compreenderem a importância do vínculo afetivo entre pais e filhos e das relações de segurança estabelecidas a partir do fortalecimento da estrutura familiar. Para além da inclusão do nome do pai no registro civil, a Defensoria tem como objetivo destacar a importância da presença paterna na vida de crianças e adolescentes para sua formação.
Para a edição 2015, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável traz o cantor Pablo como padrinho da iniciativa, cujo slogan é: “Não faça ninguém sofrer. Se fez o filho, assuma”. Esse ano, a DPE pretende realizar 700 atendimentos e audiências de conciliação durante o mês de agosto, e cerca de 500 exames de DNA. Ao longo do ano, a estimativa é que este número chegue a 3.200 procedimentos.
Atualmente, o projeto atende Salvador e o interior da Bahia, com atividades regulares durante todo o ano nas cidades em que a Defensoria Pública possui sede regional – Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e comarcas. Quem tiver interesse e quiser mais informações sobre como participar da Ação, poderá ligar para o Disque Defensoria 129 (apenas de telefone fixo).