COMUNICAÇÃO

ILHÉUS – Defensoria Pública da Bahia discute acerca da violência contra a mulher em roda de conversa

14/11/2018 14:59 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

O evento foi realizado no Dia Estadual de Enfrentamento à violência contra a mulher

A roda de conversa “Misogina, lesbofobia e transfobia: invisibilização e o direito de existir das mulheres”, organizada pelo Comitê de Mulheres da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O evento que aconteceu em Ilhéus nesta terça-feira, 13, foi realizado no Dia Estadual de Enfrentamento à violência contra a mulher.

“A participação em espaços de discussão permite a melhor compreensão de como a violência se apresenta, principalmente para as mulheres negras, em diversos espaços e contextos”, destacou a subcoordenadora da 3ª Regional – Ilhéus, Cristiane Barreto Nogueira.

Na ocasião, foi destacada a importância da atuação do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM, vinculado à Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA em Salvador e da Defensoria Pública como integrante da rede de atenção à mulher em situação de violência, além da importância do acolhimento institucional.

“Foi um momento de reafirmação do compromisso institucional de enfrentamento à violência contra a mulher e de discutir que, o aspecto meramente punitivo da Lei Maria da Penha, não dá conta de resolver o problema da violência de gênero”, ressaltou a defensora pública Julia Almeida Baranski. A psicóloga Marisa Batista também representou a Instituição durante a atividade.