COMUNICAÇÃO
Ilhéus – Defensoria Pública leva serviços gratuitos a moradores de Banco Central
Ação buscou viabilizar o acesso de pessoas que têm dificuldades de se locomover até um posto da Defensoria
Se para quem reside na capital ou na região metropolitana a locomoção pode ser tarefa difícil, imagina para quem mora na zona rural, com difícil acesso a meio de transporte. Visando levar atendimento jurídico para o pequeno distrito de Banco Central, localizado a 64 km de Ilhéus, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou mais uma prestação de serviços itinerantes para população.
Por meio da 3ª Regional – Ilhéus, a atividade ofereceu aos moradores suporte nos serviços de registro civil e na realização de exame de DNA, através da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. O serviço foi realizada sexta-feira, 12, na Escola Municipal de Banco Central – única da região – e faz parte do projeto “Defensoria Pública: a cidadania mais perto de você”, desenvolvida pela Regional.
Para a moradora Maristela Andrade o momento foi uma ótima oportunidade para que, em meio as dificuldades, fosse possível realizar o exame de DNA do seu filho. “Hoje o meu menino fez DNA gratuito, se eu fizesse particular ia ser um valor caríssimo para mim. Por isso é muito importante a presença da Defensoria aqui em Banco Central, pois trata-se de uma comunidade carente, que tem muita dificuldade de acesso até Ilhéus”, frisou a moradora.
A execução do projeto busca viabilizar o acesso dos moradores dos bairros e distritos mais afastados da sede do município de Ilhéus e dos demais municípios integrantes da 3ª Regional da DPE/BA a serviços necessários. “A ação foi muito positiva, mais de trinta pessoas receberam atendimento e trabalhamos com uma equipe muito engajada. Notamos que a cada itinerância a instituição se torna mais conhecida”, relatou a defensora pública Maria Silvia Oliveira, que esteve presente na oportunidade.