COMUNICAÇÃO

Ilhéus – Defensoria realizará seminário para discutir aspectos da alienação parental

26/08/2016 15:12 | Por Jéssica Carvalho (estagiária)

Seminário fará parte de encerramento da intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável

Depois de um mês dedicado à Ação Cidadã Sou Pai Responsável, promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a 3ª regional de Ilhéus finaliza a intensificação da campanha com um seminário que discutirá os aspectos jurídicos e psicossociais da alienação parental. O evento acontecerá no dia 31 de agosto, às 17h, na Faculdade Madre Thaís e também contará com a exibição do documentário ‘A morte inventada', um longa metragem que traz depoimentos sobre pais e filhos que vivem histórias de alienação parental.

A psicóloga do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) em Ilhéus, Marisa Silva, explica que a escolha do tema do seminário decorre deste ainda ser pouco discutido. A alienação parental é uma prática em que o genitor ou outro membro da família interfere na formação psíquica da criança ou adolescente, para que este repudie o outro genitor. "Desta forma, é possível observar que crianças e adolescentes que sofrem este tipo de alienação podem apresentar resistência diante da possibilidade de um reconhecimento de paternidade tardio. Essas ocorrências são frequentes, daí a necessidade de novas perspectivas de discussão e atuação do saber profissional", afirma a psicóloga.

As inscrições para o evento são gratuitas e os participantes poderão receber certificação de até cinco horas, além de assistir a apresentação cultural da artista ilheense Jacque Barreto. Farão parte da mesa de discussão o juiz titular da 1ª vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes da Comarca de Ilhéus, Helvécio Argôlo, a professora e especialista em serviço social Fabiana Teixeira, o promotor público e professor Inocêncio Santana e a psicóloga Marisa Silva, atuante no Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) da Defensoria Pública.

AÇÃO

Em Ilhéus, a intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável teve início no começo de agosto, através de uma mostra de documentário e ação itinerante voltada aos alunos da Escola Municipal Vila Nazaré e seus familiares. Apenas no primeiro atendimento, 40 famílias puderam contar com o auxílio da Defensoria para tratar de demandas na área cível, de saúde, além das de família.

Desde 2007, a campanha, que estimula o reconhecimento da paternidade e aproximação entre pai e filho, por meio da realização gratuita de exames de DNA, ocorre em todas as comarcas onde a Defensoria Pública do Estado da Bahia está presente. A ação é desenvolvida durante todo o ano, mas intensificada em agosto. Neste ano, os padrinhos da campanha são o goleiro do Vitória, Fernando Miguel, e o meio-campo do Bahia, Feijão.

SERVIÇO

O quê: Seminário de encerramento da Ação Cidadã Sou Pai Responsável em Ilhéus

Onde: Auditório da Faculdade Madre Thaís

Quando: 31 de agosto, quinta-feira, às 17h

PROGRAMAÇÃO

17h – Exibição do documentário "A Morte Inventada

Apresentação Cultural: Jacque Barreto

19h – Mesa Redonda