COMUNICAÇÃO
Ilhéus – DPE realiza ações junto a Rede de Saúde Mental do Município
Foram oferecidos atendimentos a dependentes de álcool e outras drogas
Uma equipe da unidade de Ilhéus da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, composta por defensoras públicas, estagiários de direito e nível médio, bacharel em direito e psicóloga estiveram presentes no CAPS II do município para reafirmar o compromisso da Instituição com o fortalecimento do atendimento em rede e contribuir com ações tanto extrajudiciais quanto judiciais, quando não houver possibilidades de acordo. A equipe apresentou as atribuições da DPE e fez levantamento das principais demandas de atendimento.
Dentre os resultados ficaram evidenciadas as dificuldades dos usuários do serviço em realizar o acompanhamento das atividades do CAPS II na frequência adequada por falta da gratuidade de transporte coletivo. Para atender as principais demandas dos assistidos em sofrimento psíquico foi firmada uma parceria junto ao serviço para que os documentos necessários – laudo médico e prontuário de atendimento dos usuários – sejam entregues a eles ou seus acompanhantes no momento da próxima consulta médica.
Para a Defensora Fabianne Oliveira, a maior aproximação da DPE com o cidadão é fundamental para a concretização de direitos da parcela mais humilde da população, que nem sempre conhece os serviços prestados pela instituição, como muitos dos usuários do CAPS disseram no encontro. "Agora, eles já sabem a quem recorrer quando tiverem seus direitos violados", afirmou.
De acordo com a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicossocial da DPE – NAP, Marisa Batista da Silva, essa ação itinerante da Defensoria Pública é um instrumento de empoderamento e resistência para as pessoas com transtorno menta: "proporciona a educação em direitos, questiona o estigma e o preconceito e aposta no contínuo crescimento do grau de autonomia das pessoas".
O evento contou com a colaboração da equipe do CAPS II e a coordenadora de Saúde Mental do Município Joyce Lago. A confraternização de fim de ano do CAPS trouxe um clima muito especial para o atendimento.
CAPS Ad
No dia 08 de dezembro a Defensoria Pública participou da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS ad, capacitado para oferecer atendimento diário a pessoas com a experiência de sofrimento decorrente de dependência de álcool e outras drogas, com equipe composta por médico psiquiatra, enfermeiros, terapeuta ocupacional, entre outros. Do evento, participaram a subcoordenadora da 3ª Regional, Cristiane Barreto, a psicóloga do NAP, Marisa Batista da Silva, além do vice-prefeito do Município, de representantes das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, além da equipe de saúde mental de Ilhéus.
De acordo com a defensora pública Cristiane Barreto, sob a perspectiva da garantia do direito de acesso à saúde, a inauguração do CAPS ad representa a estruturação da política de atenção na cidade, possibilitando um planejamento terapêutico para a reabilitação psicossocial.