COMUNICAÇÃO
Ilhéus – Políticas públicas para pessoas em situação de rua foi discutida em seminário
O evento foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e teve a participação da Defensoria Pública
Com o tema Promovendo a Identidade para a Qualificação e Reinserção Social, Ilhéus sediou pela primeira vez o Seminário dos Centros Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) da Bahia. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, o evento discutiu políticas públicas para pessoas em situação de rua e capacitou gestores, assistentes sociais e estudantes de Serviço Social tendo a participação da Defensoria Pública.
De acordo com a subcoordenadora da 3ª Regional – Ilhéus, Cristiane Barreto, o momento foi oportuno para que os representantes de Centro Pop, assistentes sociais e psicólogos soubessem que a Defensoria Pública do Estado da Bahia atua em favor da população em situação de rua. “Através da Equipe Pop Rua, a Defensoria busca a extensão em cada comarca atendida buscando integrar à rede de proteção social, já que como porta de entrada de pessoas em situação de rua, pode postular por direitos à documentação civil, na defesa do direito à saúde, atendimento criminal, quando necessário, e acolhimento nos instrumentos de abrigamento” acrescentou.
Foram abordados ainda temas como a atuação profissional, tipos de usuários, estrutura do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), tipos de proteção e níveis de complexidade e desafios do programa. A iniciativa que aconteceu na segunda-feira, 29, também teve a participação da assistente social da DPE, Márcia Pitthon Bittencourt.