COMUNICAÇÃO
Ilhéus – Projeto “Cinema atrás das grades” é realizado pela DPE
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA do município de Ilhéus, com o apoio da Direção do Presídio Ariston Cardoso, realizou, na última segunda-feira, 19, o projeto "Cinema atrás das grades". A iniciativa, idealizada pela defensora pública Paula Verena, consiste na exibição de filmes no presídio, promovendo um dia ímpar de lazer para os detentos.
O primeiro filme a ser exibido foi "Os dez mandamentos". Foram distribuídos sacos de pipocas e copos de sucos para que os internos pudessem, naquele momento, esquecer a sua situação de recluso e as dificuldades enfrentadas pela vida na prisão, aproveitando ao máximo.
Segundo a defensora pública Paula Verena, os reclusos ficaram bastante satisfeitos com a programação e fizeram sugestões de filmes para as próximas sessões. "Esse projeto mostra a Defensoria Pública no cumprimento do seu mister de estímulo e adoção de medidas para a ressocialização do encarcerado, envolvendo-se ativamente como instrumento de transformação social e participante de um movimento de desconstrução de um sistema de aprisionamento em massa", arrematou a defensora.
O técnico de informática da 3ª Regional, Miguel Ângelo, também participou da ação e achou bastante produtiva: "Fiquei contente com a iniciativa. Os assistidos ficaram agradecidos e receberam muito bem a ação. Foi muito interessante vê-los preocupados e querendo assistir ao filme".
Ainda colaboraram para a atividade os servidores: Roberto, motorista da Regional, Lijane, copeira e Marisa Batista, psicóloga do NAP e com a Subcoordenadora da 3a Regional, Cristiane da S. Barreto Nogueira.