COMUNICAÇÃO

Importância da família para a pessoa idosa é tema de palestra ministrada pela DPE

08/11/2016 19:02 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Subcoordenadora da Especializada da Pessoa Idosa, Laise Leite, falou sobre direitos dessa população durante Encontro da Maturidade, no Quartel dos Fuzileiros Navais.

A importância da família para propiciar o bem-estar da pessoa idosa, o papel dela dentro da família e situações de violência contra esse segmento populacional foram alguns dos pontos abordados pela subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Leite, durante palestra no auditório do Quartel dos Fuzileiros Navais, no Comércio, nesta terça-feira, 08. Por meio de parceria, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA participa mais uma vez do evento "Encontro da Maturidade", promovido pelo Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Salvador, em comemoração alusiva ao Dia do Idoso (1º de outubro).

A defensora pública exibiu o trailer do documentário Envelhecência, que lança um olhar sobre o processo de envelhecimento do ser, e trouxe reflexões acerca do modo como a pessoa idosa enxerga suas limitações. "Se ele não pode fazer o que fazia antes, também tem outras qualidades, outras experiências de vida que uma pessoa jovem não tem", comparou. Já ao relacionar o conceito de autonomia ao poder de tomada de decisão, Laise Leite destacou que "cuidar do idoso é fazer com ele e não fazer por ele", orientando os presentes da importância de o idoso se sentir participativo da vida social.

PARTICIPAÇÃO

Após a palestra, dúvidas em questões como problemas no acesso gratuito aos ônibus em Salvador sem o cartão do idoso – cuja obrigatoriedade foi suspensa após Ação Civil Pública ajuizada pela DPE/BA, foram elucidadas pela defensora pública. Laise Leite explicou que não há limitação de quantitativo no transporte municipal para a entrada gratuita das pessoas idosas, além de informar sobre o direito a, no mínimo, de 50% de desconto em ingressos para shows, teatro, cinema. "O que deveria constar é uma placa na bilheteria", afirmou. Direito esse que Iraci Rios Vieira, aposentada de 75 anos, não sabia. "Acho muito importante nossos direitos serem discutidos porque nós o temos e não sabemos. Aqui tivemos o esclarecimento", garantiu.

Durante o evento, foi distribuída a Cartilha da Pessoa Idosa – Sempre é tempo de aprender, lançada recentemente pela Defensoria Pública e que traz informações sobre os direitos das pessoas acima de 60 anos de idade e os cuidados que requerem no dia a dia.