COMUNICAÇÃO

Inaugurada nova sede da Defensoria Pública em Lauro de Freitas

28/09/2015 20:34 | Por Luana Rios DRT 4867/BA (texto e foto)

Defensor-geral da Bahia, Clériston de Macêdo, descerrou placa de inauguração e foi homenageado pela comunidade quilombola Quingoma nessa segunda-feira, 28

Com a presença de moradores, representantes da Prefeitura, autoridades locais e membros da instituição, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inaugurou a nova sede em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador -RMS, nessa segunda-feira, 28. O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, descerrou a placa de inauguração do local de atendimento da DPE/BA, que já passa a receber os cidadãos no novo endereço a partir desta terça-feira, 29.

Ao relembrar o trabalho da Defensoria no município, que já funcionava no Fórum da cidade, o defensor-geral considerou o momento um marco simbólico na história da instituição. "Isso significa mais responsabilidade para todos. A Defensoria Pública será mais procurada e precisará funcionar a contento. Mais atendimento, mais efetividade e muito mais aproximação com o cidadão", afirmou.

O coordenador das Regionais da Defensoria Pública, Walter Fonseca Jr., destacou a importância da interiorização da DPE como forma de fortalecimento da instituição. "É expandir com qualidade. Essa é uma preocupação da gestão: a construção de identidade que passa por ocupação dos espaços institucionais que a Defensoria Pública pode ocupar, além de sair do encastelamento do gabinete para ir onde está a população", afirmou.

O vice-prefeito de Lauro de Freitas, Robério Carvalho, agradeceu o trabalho da Defensoria Pública no município e colocou a Prefeitura à disposição para colaborar. "Nós sabemos a importância da assistência da Defensoria Pública para a comunidade. Ter acesso à justiça ainda é muito caro. Aqui temos uma forma de acolher quem mais precisa", salientou.

MELHORIAS

Localizada à Rua Mucugê, nº 87, Edf. Norte Garden, Centro, a nova sede substitui o atendimento que era feito no Fórum da cidade. Distribuída em três pavimentos, que totalizam mais de 230 m², a unidade terá sete gabinetes com banheiros, duas salas de apoio administrativo, sala de reunião e Central de Ações Rápidas – CAR, além de copa, almoxarifado e rampa para acesso a portadores de necessidades especiais.

Para o defensor público Rodrigo Ferreira, que atua em Lauro de Freitas, a nova casa da Defensoria Pública renova a energia para atender à população. "Essa casa é onde o povo vai encontrar ainda mais guarida, respeito e boa vontade. São muitos desafios, mas a vontade de colaborar é enorme", comemorou.

Para a defensora pública Aline Khoury, que também atende no local, a importância da mudança é inquestionável, principalmente, para o cidadão que precisa dos serviços da instituição. "Se o assistido tivesse de receber uma informação, um atendimento cível, um de família, um criminal, ele tinha que se deslocar pela cidade, buscando esse atendimento. Agora, conseguiremos unificar os serviços e isso tem uma importância muito grande para os nossos assistidos que vão ter uma economia de dinheiro e de tempo", contou.

HOMENAGEM

Das mãos de Ana Lucia, representante da comunidade quilombola Quingoma, o defensor-geral, Clériston de Macêdo, ainda recebeu uma camisa com o mote "somos quilombolas" em homenagem a atuação da Defensoria Pública que deu fim ao impasse entre moradores e concessionária Bahia Norte para construção da Via Metropolitana. "É a história que fica garantida para os nossos netos, para os nossos bisnetos", agradeceu ela, ao lado dos moradores do local que aproveitaram para entoar o hino da comunidade.

"Possuir essa boa estrutura, na verdade, é um estímulo a sair dela. Com um ponto de apoio forte, os defensores públicos poderão ir mais às ruas, realizar audiências públicas", complementou Clériston de Macêdo, salientado o trabalho do defensor público Gilmar Bittencourt, que foi o defensor público responsável pela atuação da DPE/BA no caso.