COMUNICAÇÃO

Inhambupe – moradores da cidade aproveitam as vantagens de ter a Unidade Móvel perto de casa

25/10/2017 15:23 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Entre os serviços oferecidos durante todo o dia estavam divórcio consensual, exame de DNA para reconhecimento de paternidade e acordos de pensão alimentícia

Sabe qual é uma das vantagens de receber a visita da Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em sua cidade? Se esquecer de levar algum documento dá tempo de ir em casa buscar e voltar. Nesta terça-feira, 24, durante a visita a Inhambupe não foi diferente, mas o lavrador Manoel Souza, 64 anos, preferiu se precaver e achou uma foto inusitada de não esquecer nenhum documento em casa. “Está tudo aqui nesta caixa de sapato. É justamente para não dar duas viagens”, revelou ele, que foi resolver a questão do divórcio consensual com a ex-esposa.

Já o lavrador José Deviton da Conceição, 26 anos, esqueceu o comprovante de residência em casa e saiu correndo para buscar. Em menos de quinze minutos ele estava de volta com seu suposto pai, o também lavrador Adalício França, 47 anos. Os dois não escondiam a alegria por, finalmente, conseguirem realizar o exame de DNA e comprovar o que o afeto que eles têm um pelo outro já diz. “Desde molecote eu sei que sou filho dele e a gente corre atrás para fazer este exame, mas não temos condições de arcar com os custos. Agora, a oportunidade bateu na nossa porta e é gratuita”, contou José Deviton. “Desde sempre tivemos consideração e respeito um pelo outro. Eu peço a Deus que ele seja meu filho, e o coração de pai diz que é, e tenho maior orgulho disso. Ele já me chama de pai desde pequeno e os filhos deles me chamam de vovô. Nunca é tarde para recomeçar. Esperamos tanto tempo para fazer este exame. São 26 anos para sermos exatos”, contou Adalício França, que espera ansioso o resultado, previsto para ficar pronto em, no máximo, 60 dias.

Quem também aproveitou a oportunidade de ter a Unidade Móvel de Atendimento pertinho de casa foi a lavradora Valdenize Santos, 23 anos, e o lavrador Flávio Santos, 33 anos, que foram tentar um acordo sobre a pensão alimentícia do filho de nove anos. “Às vezes, ele dá cinco ou dez conto e não tem como sustentar o menino com isso. Aí chamei ele para a gente acertar aqui hoje”, contou Valdenize. “Minha renda é pouca e o máximo que posso pagar são R$ 40,00 a cada quinze dias. Essa é minha proposta. Vamos vê se ela vai aceitar”, propôs o lavrador, enquanto aguardava atendimento.

Um presente para a cidade

“A população carente de Inhambupe não tem condições de pagar advogado particular para fazer a defesa. Então, para a gente, é um presente receber a visita da Unidade Móvel em nossa cidade”, destacou o prefeito de Inhambupe, Fortunato Silva Costa, mais conhecido como Nena. A secretária municipal de Assistência Social, Valéria Costa, também esteve presente na ação e, junto com o prefeito, conheceu as instalações da Unidade Móvel.

Já diz o ditado que o bom filho a casa torna e a defensora pública Eliana Reis retornou a “casa” que trabalhou por oito anos. A todo instante, os moradores reconheciam ela. “Essa defensora fez muito por Inhambupe”, lembrou a lavradora Maria Neuza da Conceição, 52 anos. “Foi muito emocionante retornar aqui é perceber que as pessoas reconhecem o serviço que foi desenvolvido pela Defensoria durante este tempo em que atuei aqui. A procura foi muito grande, principalmente pelos exames de DNA”, contou a defensora Eliana Reis.

Ao todo, foram realizados cerca de 100 atendimentos e, destes, 30 foram coletas de sangue para o exame de DNA, considerado um dos carros-chefe entre os serviços oferecidos pela Unidade Móvel. “Realmente, a procura por DNA foi muito grande e isso mostra que existe esta demanda reprimida em relação a este tipo de necessidade da população. A Unidade Móvel chega, justamente, com o propósito de atender esta e outras demandas”, percebeu o coordenador da Unidade Móvel, defensor público Márcio Marcílio.

Próxima parada

A próxima parada da Unidade Móvel será na quinta-feira, 26, na Praça Duque de Caxias, no centro da cidade de Tucano. O horário de atendimento será das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.