COMUNICAÇÃO
Inicia o curso de capacitação para os novos defensores públicos
Na tarde desta terça-feira, 05, os sete defensores públicos empossados na última segunda-feira iniciaram um curso de capacitação, organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep, a fim de prepará-los para as atividades defensorias.
O curso consiste em cinco dias de conteúdo teórico, no qual defensores das varas especializadas explicarão o funcionamento da Instituição, preparando-os para que desempenhem suas funções junto aos assistidos e três dias de prática que os colocarão no dia a dia dos defensores.
Neste primeiro dia, a defensora pública Eliana Reis, atuante na 1ª Especializada de Relação de Consumo Extrajudicial, ministrou o curso, destacando a sua importância para que os novos defensores saibam lidar com as situações recorrentes da Instituição. "A atuação do defensor público tem suas peculiaridades e a base teórica que eles têm deve ser atrelada à prática, porém como alguns não possuem ainda essa prática, estamos, hoje, discutindo como a Defensoria atua na defesa do consumidor, principalmente, quanto ao atendimento ao público", ressalta.
Itanna Pelegrini, uma das defensoras nomeadas, acha válido o curso de capacitação pela experiência que defensores já atuantes podem lhe proporcionar. "Essa preparação para ter mais contato com a prática é fundamental, além do contato com pessoas mais experientes", afirma.
A defensora pública e diretora da Esdep, Sonia Santana, reforça a importância do curso pelo fato de aproxima-los à Instituição: "É importante para que eles possam ter uma ideia de como funciona a Defensoria Pública na prática". Além disso, destaca que pelo curso abranger várias áreas, proporciona aos defensores a convivência com essa nova realidade, possibilitando que eles conheçam cada ponto da Instituição.