COMUNICAÇÃO
Interioriza vai entregar quase 300 documentos a aldeia indígena do Prado, no Extremo Sul
A Defensoria já entregou 153 certidões de nascimento e 64 carteiras de identidade. Outras 80 serão concedidas ainda neste primeiro semestre
Um total de 64 novas carteiras de identidade foram entregues na última terça-feira (12) a indígenas da comunidade Aldeia Águas Belas, em Prado, no Extremo Sul, por meio do projeto Interioriza Defensoria. Outros 80 RGs serão entregues até junho. Em visita anterior, a DPE/BA já havia oportunizado 153 certidões de nascimento. No total, serão concedidos quase 300 documentos.
A viabilização dessa documentação foi resultado de um mutirão realizado na aldeia, em julho do ano passado, quando foram atendidas mais de 327 pessoas das localidades de Mucugê, Canto da Mata, Craveiro, Corumbauzinho, Monte Dourado e Tauá, além de pessoas de Corumbau e moradores rurais da região.
De acordo com o coordenador da 14ª Regional em Teixeira de Freitas, Caio Cruz, a confecção desses documentos confere dignidade e cidadania aos indígenas, considerando que a imensa maioria deles não tinha condição financeira de se deslocar até Prado (município mais próximo) para emiti-los.
Ele explicou que o Interioriza gerou vários desdobramentos. Primeiro, o mutirão propriamente dito, com o atendimento à comunidade. Depois, a entrega das certidões de nascimento. Na terceira visita, houve atendimento com SAC móvel para fotografia e cadastro para os RGs. E a quarta visita, a entrega de parte das carteiras de identidade já prontas. “Conseguimos, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, viabilizar esses documentos, que foram disponibilizados de maneira totalmente gratuita”, afirmou.
O presidente da Associação Comunitária Indígena Águas Belas Bom Jesus, Paulo Borracha, agradeceu à Defensoria pela iniciativa, que em muito facilitou a vida dos moradores. “Aqui na comunidade, havia pessoas jovens que nunca tinham tirado o RG. Eles queriam ir para a faculdade, mas não tinha documento. Essa ação foi muito importante, principalmente para essa juventude”, disse.
O cacique Baia, da Aldeia Águas Belas, também comemorou a entrega dos RGs. “Queria agradecer a Defensoria em nome da comunidade. Era muito difícil para a gente sair daqui para ter direito a esses documentos”, concluiu.