COMUNICAÇÃO
IPIRÁ – DPE/BA realiza segunda Ação Reflexiva para Homens no município
O objetivo é prevenir e gerar reflexão para que homens não cometam mais crimes de gênero
A Defensoria Pública do Estado da Bahia DPE/BA realizou nesta quinta, 25, a segunda Ação Reflexiva para Homens no Município de Ipirá, localizado a 213 km de Salvador. O projeto desenvolvido na comarca convida os supostos autores de violência doméstica para participarem de dinâmicas e encontros em que são desempenhadas orientações para evitar reincidência.
“No grupo, os homens são informados sobre os tipos de violência contra mulher, como identificar e evitar [a prática]. É de grande relevância que eles se inseriram no nosso trabalho, pois podem questionar e tirar dúvidas em relação à lei Maria da Penha. Com esse aprendizado podemos proteger vítimas futuras”, relatou a assistente social Camila Carvalho.
O sargento da Polícia Militar da Bahia Florisvaldo dos Santos Junior, que atua na Ronda Maria da Penha de Feira de Santana, relata ser necessário desconstruir a masculinidade tóxica que está inserida nos homens desde a sua infância e que, na fase adulta, podem levá-los a comportamentos agressivos contra a mulher. “Precisamos chamar os homens para este tipo de diálogo”, declarou.
A ação busca atender também, não somente aquele que responde a processo penal ou medida protetiva, mas os que são requeridos em ações de alimentos, divórcio e outras situações. “Reconstruir relações e promover a paz social e familiar também é função da Defensoria Pública”, informou a coordenadora da 1a regional, Liliane Miranda do Amaral.
A atividade se repete a cada dois meses no município de Ipirá.