COMUNICAÇÃO
IPIRÁ – Palestra sobre violência doméstica teve ampla participação da população local
Evento contou com a presença da desembargadora do TJBA, Nágila Brito, que fez solicitação ao comando da PM estadual para a instalação da Ronda Maria da Penha em Ipirá
O auditório do Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP, em Ipirá, ficou lotado de pessoas que foram assistir à palestra Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Educação em Direitos.
O evento foi organizado pela unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na comarca e fez parte da campanha “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, lançada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
Estiveram presentes os defensores públicos Ana Jamile Costa e Adriano Pereira, que contribuíram para o debate acerca da violência, invisibilidade, desigualdade e preconceito vivenciado pela população feminina, sobretudo de Ipirá. Na ocasião houve espaço para debate e algumas mulheres presentes relataram situações de violência doméstica e familiar, prestaram denúncias e tiraram dúvidas.
“Nenhum grito, nenhuma ofensa, nenhum xingamento. O ciclo da violência começa aí e precisamos quebrar atitudes desse tipo. Levar um debate com essa temática possibilita que mulheres não se calem mais”, relatou a defensora pública Ana Jamile, que atua na comarca.
Também esteve presente a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA, Nágila Brito, que atua ativamente na Coordenadoria da Mulher, do Tribunal, no combate a violência de gênero.
Conforme a defensora Ana Jamile, como fruto do evento, a desembargadora, após participar da palestra, encaminhou solicitação ao comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão, para a instalação da Ronda Maria da Penha em Ipirá.