COMUNICAÇÃO

IRECÊ – Defensoria promove reunião para conhecer demandas da cooperativa de catadores de materiais recicláveis

28/01/2020 9:51 | Por Leilane Teixeira - estagiária

Encontro ocorreu no município e contou também com a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade.

Com objetivo de conhecer a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município de Irecê (Recicla Irecê) e dar maior visibilidade as suas necessidades, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu reunião com a cooperativa e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade.

Na reunião, foram pautados temas como a história da Cooperativa, os avanços conquistados, a importância da reciclagem, os obstáculos enfrentados pelos trabalhadores e a implantação da coleta seletiva na unidade da Defensoria Pública de Irecê. Além disso, foi debatida também a situação atual do aterro sanitário da cidade.

De acordo com a coordenadora da 11ª Regional – Irecê, Ana Luiza Novelli Silveira, o encontro reforça o foco de atuação da Defensoria. “Essa reunião realizada na DPE/BA de Irecê reflete, na pratica, o projeto de interiorização de nossa instituição possibilitando a atuação focada com as especificidades de nossa região”, destacou. A defensora reitera ainda que “o contato com a cooperativa nos possibilitou detectar um complexo de vulnerabilidades que permitirá a atuação da Defensoria em várias vertentes institucionais”, finaliza.

Logo após a reunião, acompanha da defensora pública Ana Carolina San Martin e do defensor Guilherme Zuanazzi, Ana Luiza conheceu as instalações da cooperativa, onde os cooperados explicaram um pouco sobre o funcionamento da instituição. A visita foi marcada, principalmente, pela explanação dos cooperados acerca do trabalho por eles desempenhado, das dificuldades defrontadas no exercício da atividade e pela orientação sobre quais os materiais da unidade que podem ser reciclados.

A presidente da Recicla Irecê, Joceni Alves, considerou importante contar com a presença da instituição.  “Foi muito bom termos conhecido de perto a Defensoria e saber que, de alguma forma, ela pode nos ajudar. A cooperativa apresenta muitas dificuldades e é de suma importância ter um órgão como esse que olha para a gente e que nos dá a assistência que precisamos para continuar com esse trabalho árduo e digno. Nos mantemos de portas abertas para quem quiser visitar e conhecer um pouco mais da nossa realidade”, explanou a presidente.

Também participou do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, João Gonçalves de Sousa.