COMUNICAÇÃO
ITABERABA – Defensoria discute acerca do serviço de pronto atendimento municipal
A DPE/BA requisitou que fossem prestadas informações acerca do funcionamento do Grupamento de Resposta a Emergência e Resgate
Após uma gestante passar mal dentro do Fórum onde funciona a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Itaberaba, e ser levada para atendimento no carro da Instituição em decorrência da assistência não ter chegado a tempo hábil, uma reunião foi realizada com o Grupamento de Resposta a Emergência e Resgate – GRER – nesta terça-feira, 19.
Os defensores públicos João Tibau e Gustavo Pereira se encontraram com o coordenador do GRER, Sérgio Franca, e com procurador geral do Município de Itaberaba, Oacir Mascarenhas, para tratar do serviço de emergência móvel municipal. Na ocasião, foi discutida a atuação do Grupamento, bem como os principais problemas do serviço de pronto atendimento municipal.
O defensor público Gustavo Pereira informou que o encontro buscou inicialmente debater o caso ocorrido com a grávida: “A ideia era diagnosticar se o problema na ausência de fornecimento do serviço foi algo pontual ou, na verdade, algo sistêmico e de descontinuidade contumaz de um serviço público essencial”.
A Defensoria Pública requisitou que fossem prestadas informações por escrito acerca do funcionamento do GRER, números de atendimentos mensais, além da elaboração de uma lista com os principais problemas enfrentados para atender a demanda clínica e emergencial. Ainda foram debatidas propostas para o melhoramento do tempo resposta e maior eficácia no serviço. A Defensoria agendará uma visita à base do Grupamento de Resposta a Emergência e Resgate para conhecer a dinâmica de funcionamento.