COMUNICAÇÃO
ITABERABA – Defensoria Pública se reúne com Secretaria Municipal de Saúde para tratar de fornecimento de medicamentos
Dificuldade com fornecimento de medicamento para tratamento de glaucoma foi o tema central da reunião
Após verificar o aumento significativo das demandas judiciais propostas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Itaberaba, visando à obtenção de medicamentos para tratamento de glaucoma foi solicitada pela Defensoria uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Geral do Município de Itaberaba para tratar do assunto. O objetivo da reunião foi entender os motivos que levaram a abrupta interrupção no fornecimento dos medicamentos, especialmente avaliar quais os entes públicos responsáveis pela atual crise no tratamento de glaucoma.
“É alarmante o quadro de descontinuidade no tratamento vivenciado pelos pacientes na cidade, mas foi possível perceber que este não é um problema local, e sim, de todo estado. Desta forma, é necessário pensar em termos de Defensoria Pública em uma atuação estratégica a fim de equacionar uma solução satisfatória para população vulnerável”, disse o defensor público Gustavo Pereira.
O secretário saúde, João Rodrigues Jr., disse que o estado Bahia teve um corte significante nas verbas destinadas a tratamento de glaucoma feito pela União. Situação esta que impactou consideravelmente o município de Itaberaba, que hoje tem disponível apenas 40 vagas para realização de tratamento, mas que possui aproximadamente 400 pessoas que recebiam medicações por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde ou da Diretoria Regional de Saúde vinculada o Estado da Bahia.
Os representantes municipais se comprometeram a manter uma via de diálogo aberta sobre a questão, bem como encaminhar documentação referente ao tema para serem avaliadas pela Defensoria. Também participou da reunião o procurador geral do município de Itaberaba, Oacir Silva Mascarenhas.