COMUNICAÇÃO

ITABUNA – Defensoria intensifica atuação voltada às pessoas em situação de rua

26/08/2019 17:46 | Por Pollyana Moraes (Estagiária) - Sob supervisão de Lucas Fernandes

Em comemoração ao dia de luta das pessoas em situação de rua, celebrado no dia 19 de agosto, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA tem intensificado as atividades voltadas a essa população.

Em Itabuna, a Defensoria esteve presente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, participando da roda de conversa com tema Os Desafios para a Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua no Município de Itabuna.

O evento, que aconteceu na quarta, 21, contou com a participação do defensor público e coordenador da 4ª Regional – Itabuna, George Santos Araújo, que enxergou o convite à Defensoria como reconhecimento do trabalho que a instituição tem feito relacionado à população que vive nessas condições. 

“Na oportunidade, mencionamos as áreas que a DPE/BA é constantemente provocada pelo Centro POP, e as outras possíveis de nossa intervenção. Também iniciamos conversas para o desenvolvimento conjunto de ações em favor da população em situação de rua”, pontuou o coordenador.

Também estiveram presentes na conversa a Secretaria de Assistência Social, por meio da secretária municipal Sandra Neilma e da assistente social Mônica Oliveira Cunha; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suse Mayre.

OUTROS MUNICÍPIOS 

Nas últimas semanas, a Defensoria esteve presente em outros eventos relacionados às pessoas em situação de rua, como o primeiro Fórum realizado pelo Município de Camaçari para discutir a condição dessa população. Além disso, em Porto Seguro, orientou e prestou serviços jurídicos no Centro Pop local.

Em Salvador, houve a entrega da nova van para trabalho desenvolvido pelo Núcleo Pop Rua e também Audiência Pública voltada à escuta dessa população, que aconteceu na data da celebração do dia (19). A ocasião foi foi marcada por relatos de casos de agressões nas ruas, más condições e maus tratos em casas de acolhimento.