COMUNICAÇÃO

ITABUNA – Defensoria Pública se reúne com Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

25/04/2018 16:19 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

Um dos objetivos foi discutir tópicos levantados na Conferência Pública

Com o objetivo de dar continuidade à demanda levantada na Conferência Pública de Itabuna e também de estreitar as relações com o Centro de Referência do Município de Itabuna, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou de reunião com a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – CRAM.

Um dos quesitos discutidos foi o de conhecer as possíveis demandas do público alvo envolvendo ações de divórcio, pensão alimentícia, guarda, regulamentação de visita, entre outras.

O defensor público George Araújo participou da reunião e comentou que o encontro com os profissionais do CRAM é de suma importância, porque revela a necessidade de aproximação com o Centro de Referência e, portanto, uma maior aproximação com grupos vulneráveis de Itabuna.

“A partir deste encontro, nós identificamos as principais demandas das mulheres vítimas de violência doméstica e que podem ser supridas pela DPE/BA. Como resultado prático da reunião, já mantivemos contato com o subcoordenador da 4ª regional de Itabuna, Walter Fonseca e definimos uma pauta de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica encaminhada pelo CRAM”, finaliza o defensor público George Araújo.

A assistente social da Defensoria Pública, Mônica Santana falou sobre a relevância de executar um trabalho em rede, já que os serviços sociais são fragmentados e dificilmente é possível compreender todas as necessidades sociais da população em um único serviço.

“Destacamos a rede de atenção às mulheres, por exemplo, que envolve a assistência social, a justiça, segurança pública e instituições de saúde. Enfim, um conjunto de instituições que permite o acolhimento, identificação e encaminhamento adequado das demandas e necessidades de cada assistido.”

A psicóloga da DPE/BA e que também compareceu ao evento, Laysa Rodrigues acredita que a aproximação entre a Defensoria e o CRAM não apenas fortalece a luta e combate contra violência, como promove novas possibilidades de prevenção, assistência e garantia de direitos das mulheres.

A reunião aconteceu na segunda-feira, 23.