COMUNICAÇÃO

ITABUNA – Sociedade civil aponta educação em direitos como forma de combate a violência

04/04/2018 15:24 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

Conferência pública sobre Orçamento Participativo 2019 da DPE/BA foi realizada nesta terça-feira, 3.

A promoção da educação em direitos e a difusão da consciência cidadã para o enfrentamento da violência. Essa foi uma das solicitações dos participantes da Conferência Pública para o Orçamento Participativo 2019 da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizada nesta terça-feira, 3.

“É momento ímpar porque é um momento de lidar com o acesso aos direitos e a políticas públicas. Temos ainda um orçamento pequeno em relação aos outros atores do sistema de Justiça e precisamos otimizar esses recursos para ter uma Defensoria Pública cada vez mais abrangente”, disse o subcoordenador da 4ª Regional – Itabuna, Walter Fonseca.

De acordo com o presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, João Gavazza, a presença dos itabunenses na Conferência Pública demonstrou compromisso com a política de participação e ainda segundo ele, é desta forma que a democracia é construída.

“A Defensoria está pedindo a nossa ajuda na construção do orçamento para que a Instituição possa nos atender da melhor forma possível. Estamos juntos nesta luta!”, disse o representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Itabuna, Danilo Azevedo. Participantes do evento sugeriram a realização de atividades nas escolas que levem a educação em direitos como forma de fomentar a cidadania nos jovens e consequentemente torná-los multiplicadores em suas comunidades.

O defensor público George Araújo destacou a necessidade de crescimento do quadro de defensores públicos na Instituição: “É preciso que vocês encampem essa luta, porque é todo um trabalho voltado para a população baiana”. Na ocasião, as defensoras públicas Aline Brito, Flávia Amaral e Luanna Ramalho ainda apresentaram suas respectivas áreas de atuação na DPE/BA. Membro do Grupo Operativo (GO) da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Washington Alves, também participou da Conferência Pública.