COMUNICAÇÃO
Itacaré – Unidade Móvel da Defensoria atendeu 145 pessoas no último dia de itinerância pelo Litoral Sul
Manoel Monteiro, Joselito Monteiro e Maria Angélica Santos estiveram entre os 393 atendimentos realizados pela UMA durante a passagem pelo Litoral Sul entre 26 e 29 de abril
Na manhã de sexta-feira, 29, o senhor Manoel Monteiro, 80 anos, saiu da comunidade quilombola do Fojo, em Itacaré, no Litoral Sul, para ir à Unidade Móvel da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA com o auxílio do seu filho e da nora para emitir gratuitamente a segunda via da carteira de identidade. Manoel trabalhava como caseiro em fazendas da região, mas há cerca de dois anos sofreu um AVC que comprometeu todo o lado esquerdo do seu corpo.
“Tudo está paralisado, não consigo mexer a mão e nem as pernas, mas a vista e a cabeça estão muito boas”, brincou. Para chegar à praça São Miguel, foi necessário contar com a ajuda de um vizinho, que cedeu o carro para Joselito Silva Monteiro e Maria Angélica dos Santos, filho e nora respectivamente. “Trouxe o meu pai para renovar a identidade e não precisar pagar, pois compromete o dinheiro da aposentadoria”, relatou o filho, que soube da Unidade Móvel nesta segunda-feira, 26, por meio do cunhado.
Diante da dificuldade de locomoção do assistido, o atendimento foi realizado no próprio carro em que estava Manoel pela Defensoria da Bahia, por meio da defensora pública Walmary Pimentel e a servidora pública Graziela Oggioni.
“De imediato, eles vieram apenas buscar informações sobre a carteira de identidade. No entanto, durante a conversa detectamos outros direitos aos quais ele poderia ter acesso. Isso mostra a importância da escuta, pois nesses momentos começamos a identificar demandas que muitas vezes eles não sabem que têm direito”, explicou Walmary Pimentel.
Articulação com secretarias de Saúde e Assistência Social
Joselito e Maria Angélica relataram ainda questões de saúde, como desatualização da carteira de vacinação contra a Covid-19, mesmo após comparecerem ao posto de saúde local para receber o imunizante. Outro ponto foi que a cadeira de rodas que deveria ser utilizada por Manoel Monteiro encontrava-se em más condições, dificultando ainda mais o deslocamento.
Foi então articulada uma reunião com a Secretaria de Assistência Social de Itacaré, a qual definiu como encaminhamento a articulação junto ao Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência – Cepred, da Secretaria Estadual de Saúde – Sesab, a fim de solicitar uma nova cadeira de rodas para Manoel.
Unidade Móvel no Litoral Sul
Com a finalização dos atendimentos em Itacaré, a Unidade Móvel de Atendimento encerra a passagem pelo Litoral Sul entre os dias 26 e 29 de abril, quando percorreu também os municípios de Camacã e Pau Brasil. Ao todo, foram realizados 393 atendimentos pela Defensoria Pública da Bahia, pela Defensoria Pública da União e pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/BA.
A equipe da Defensoria da Bahia foi composta pelas defensoras públicas da Bahia, Cristina Ulm e Walmary Pimentel; pelos(as) servidores(as) João Almeida, Giancarlo Conceição, Wellington Costa; Graziela Oggioni e Tunísia Cores; pelos motoristas Cristóvão Alves e Roberto Reis; além do artífice André Dias e Jefferson Borges.
A equipe da DPU foi composta pelo defensor público federal Deraldino Araújo e pelas jornalistas Maria Rita e Roberta Gusmão. Por parte do TRE-BA, o servidor público Joel Leal realizou os atendimentos.