COMUNICAÇÃO

Itaparica – Atuação extrajudicial da Defensoria garante mais segurança a passageiros do Ferry Boat

10/09/2018 10:45 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922

Após notificar à Agerba sobre situação de risco no trânsito simultâneo de pedestres e veículos, o controle do acesso dos passageiros está melhor

O Sistema Ferry Boat de Travessias da Baía de Todos os Santos está mais seguro para passageiros pedestres após atuação extrajudicial da Defensoria Pública do Estado da Bahia– DPE/BA. A empresa responsável pelas embarcações acolheu as recomendações para adoção de medidas de segurança no embarque e desembarque, que a Instituição fez no mês passado à Agência Estadual de Regulação de Serviços– Agerba, e o deslocamento dos passageiros já está acontecendo pelas zonas de proteção.

Entre outras medidas, havia sido solicitado o impedimento do acesso de pedestres às áreas reservadas aos veículos, utilização das plataformas exclusivas para eles e a devida sinalização. Segundo o defensor público Alan Roque, que atua na unidade da DPE/BA em Itaparica e utiliza diariamente o sistema hidroviário, está havendo uma separação mais cautelosa entre passageiros e veículos e a instituição continuará a acompanhar o cumprimento das medidas.

“Note-se que o período de feriado aumenta muito o fluxo, mas a cautela vem sendo cumprida”, destacou Alan Roque, que junto à defensora pública Maia Gelman expediu o comunicado com as recomendações à Agerba e à Internacional Travessias – empresa concessionária de serviço público responsável pelo Ferry Boat.

Conforme a Internacional Travessias, em resposta às recomendações, o acesso dos passageiros acontece em regra pelos “genteodutos” (passarelas exclusivas para pedestres), mas usam excepcionalmente as pranchas principais quando há indisponibilidade dessas passarelas, por conta de manutenções ou quando a maré torna insegura a passagem.  A concessionária argumentou também que, por conta do contrato de concessão, em algumas embarcações não há genteodutos, mas a travessia é feita “de forma absolutamente isolada dos veículos”.

No documento oficial a empresa colocou-se à disposição para acolher propostas e recomendações da DPE/BA e da Agerba “que visem elevar a qualidade dos serviços prestados”.