COMUNICAÇÃO

ITAPARICA – Defensoria leva atendimento para população da ilha

01/08/2017 8:36 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)
SONY DSC

Ao todo, foram realizados 130 atendimentos nesta segunda-feira, 31

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA levou os serviços prestados pela Instituição para a população da ilha de Itaparica, que reúne os municípios de Itaparica e Vera Cruz, nesta segunda-feira, 31. O atendimento itinerante ocorreu por meio da Tenda da Justiça, ação promovida pela Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia, que teve como objetivo levar o sistema de Justiça para mais perto de quem precisa. Além da participação da Defensoria Pública, foi possível ter acesso ao Ministério Público, Cadastro do Bolsa Família e serviços de saúde, como aferições de glicemia e pressão, vacinação e orientação sobre escovação dos dentes, dentre outras atividades.

 

Luís Felipe Gonçalves, 57 anos, foi em busca de orientação jurídica acerca do processo de divórcio. De acordo com Luís, sua ex-companheira concorda com a separação, porém ela mora em Minas Gerais e não tem condições financeiras de retornar para Bahia para concluir o processo. “Essa situação já se arrasta por 10 anos. Se tivesse Defensoria aqui com certeza eu já teria esclarecido minhas dúvidas e resolvido meu problema. A distância fez com que eu fosse adiando. Esse atendimento foi importante porque já sai com a informação do que devo fazer para resolver”, disse ele.

 

O defensor público Márcio Marcílio avaliou como positiva a participação da Defensoria no evento. “ A Defensoria está sempre participando no intuito de estar mais próximo da população, oferecendo o serviço de orientação jurídica, de resguardo dos direitos do cidadão hipossuficiente que busca a instituição como braço forte na defesa da prerrogativa de um direito que ele tem”, disse ele.

 

A aposentada Maria Fátima Santana elogiou a qualidade dos materiais informativos distribuídos pelos defensores públicos e servidores durante a ação: “É sempre bom se manter informado e pelo que eu vi aqui o material é ótimo para que a gente entenda o que é a Defensoria e como podem nos ajudar”.

 

Na opinião da defensora pública Walmary Pimentel, o tripé da Justiça trabalhando junto no mesmo local em prol da população foi o diferencial da atividade. “Por ser a primeira vez não tivemos a oportunidade de fazer os acordos, mas se essa parceria continuar muitas demandas deixarão de existir no Judiciário”. Ao todo, foram realizados 130 atendimentos durante a ação.