COMUNICAÇÃO
ITAPETINGA – Defensoria Pública participa de Sessão Especial em homenagem ao Outubro Rosa
A atuação da DPE na área de saúde foi elogiada pelo Presidente da Câmara de Itapetinga
Na última quinta-feira (25), a Defensoria Pública do Estado da Bahia participou de um evento em homenagem ao Outubro Rosa, realizado na Câmara Municipal de Itapetinga. A defensora pública Ana Paula Perazzo palestrou no evento e destacou a relevância do tema, além da necessidade de conscientização da população, que acaba sofrendo com a falta de informações relevantes sobre o câncer de mama, uma doença que quanto mais cedo diagnosticada, mais fácil de ser combatida.
“É muito importante trazer o assunto à tona, tendo em vista a necessidade de conscientização da nossa população, que ainda tem pouco acesso às informações sobre a doença; é essencial que as pessoas (em especial, as mulheres) entendam a relevância da realização dos exames periódicos, que possibilitam o diagnóstico precoce, o que aumenta significativamente as chances de cura”, relatou a defensora. Ela destacou também a importância dos depoimentos de pacientes que superaram a doença, trazendo esperança e conforto para as pessoas que estão enfrentando o câncer de mama.
O Presidente da Câmara, Eliomar Barreira, elogiou a atuação da DPE na área de saúde. A Sessão Especial foi uma iniciativa do vereador Diogo Rodrigues e teve a participação do médico mastologista Tiago Santos Novais.
Atuação da Defensoria
Segundo a defensora pública Ana Paula Perazzo, para as mulheres que enfrentam o câncer de mama, a Defensoria realiza, inicialmente, diligências extrajudiciais. “Principalmente por meio de encaminhamento de ofícios, instando a rede pública de saúde a garantir os direitos dessas pessoas, sobretudo para possibilitar a marcação de exames e procedimentos, bem como realização de cirurgias ou fornecimento de medicamentos”, explicou ela.
Caso a resolução extrajudicial não ocorra, a DPE ajuíza ações em face do Estado e/ou Município (e, às vezes, contra operadoras de plano de saúde) para garantir-lhes o direito básico à saúde, como prevê a Constituição Federal.