COMUNICAÇÃO

ITAPETINGA – Projeto Mãos que Reciclam é apresentado a catadores durante reunião de sensibilização

25/02/2019 12:47 | Por Leonardo de Jesus (estagiário), com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Muitas famílias assistidas pela Defensoria que trabalham coletando materiais recicláveis receberão auxílio da Instituição

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou uma reunião de sensibilização em Itapetinga, para divulgar o programa Mãos de Reciclam, incentivando a criação de uma associação de catadores de resíduos sólidos na cidade. O momento contou com a participação de catadores do bairro Lunolândia.

O Mãos que Reciclam, que é um sucesso em Vitória da Conquista, tem como proposta dar todo suporte necessário, inclusive jurídico, para implantação do processo de coleta seletiva em ambientes como condomínios, escolas, bares e restaurantes. A criação da associação de catadores seria um meio facilitador para alcançar o objetivo e remunerar as famílias que sobrevivem da coleta de recicláveis.

Durante a reunião a defensora pública Kaliany Gonzaga esclareceu dúvidas das famílias e falou sobre a finalidade da organização das famílias em uma associação. “É importante estar próximo desses catadores, assim podemos retirá-los da informalidade e mostrar para eles a importância de sua profissão”, ressaltou ela.

Muitas famílias assistidas pela Defensoria trabalham coletando materiais recicláveis, por isso foi percebida a necessidade de organizar o trabalho delas, contribuindo também com a implantação da efetiva reciclagem e atendendo a legislação pertinente à adequada destinação de resíduos sólidos.

No mesmo dia, as servidoras Taciana Andrade e Janaína Guerra cadastraram as famílias interessadas em participar da próxima reunião de Leitura da Minuta do Estatuto da Associação, que ocorrerá no dia 22 de março de 2019, às 09:00.