COMUNICAÇÃO
Jacobina – Defensoria participa de debate jurídico na UNEB
Debate se deu a partir da exibição de documentário sobre o sistema penal brasileiro
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Jacobina participou nesta terça-feira, 30, de debate promovido pela Universidade Estadual da Bahia – Uneb a partir da exibição do documentário brasileiro “Justiça”, da diretora brasiliense Maria Augusta Ramos. O filme busca retratar a realidade nacional por meio de uma investigação sobre o sistema judicial e penal brasileiro.
Organizado pelo coordenador do curso de Direito da Uneb, Rodrigo Guerra, o cine debate teve como mediadora a defensora pública Elen Tamires Matias, que aproveitou a oportunidade para exercitar a educação em direitos e explicar o papel da Defensoria Pública no processo penal.
“Explanamos com os alunos de direito da instituição que não se pode esquecer que os réus em uma ação penal não deixam de ser seres humanos e que fazem jus aos direitos dispostos no Código Penal e na Constituição Federal. Também adentramos no debate sobre os obstáculos que muitas vezes o defensor público tem para provar a violência policial, condenações sem provas, entre outros”, comentou Elen Tamires.
O longa metragem “Justiça” foi rodado durante audiências criminais realizadas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2003. A obra mostra desde audiências de instrução e julgamento, em que os juízes, promotores, defensores e réus estão em atividades ligados ao processo, como momentos destas mesmas pessoas em suas vidas privadas.