COMUNICAÇÃO

JAGUAQUARA – Defensoria volta à cidade para entregar os resultados dos exames de DNA feitos na Unidade Móvel

29/03/2019 16:58 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Dos 11 exames abertos, cinco foram positivos e seis negativos.

O mutirão de entrega e abertura dos resultados dos exames de DNA feitos durante a passagem da Unidade Móvel da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA pelas cidades do interior está de volta! Desta vez, os moradores de Jaguaquara, na região do Vale do Jiquiriçá, tiveram a chance de conhecer os resultados e, dos 11 exames abertos, cinco foram positivos e seis negativos.

Entre os resultados positivos, o destaque foi o vendedor autônomo Raimundo Santos Portugal, confirmado como o pai biológico dos gêmeos David e Davine de Jesus Santos, de 22 anos. “Foi através da Defensoria que eu tive a certeza de que ganhei mais dois filhos de uma vez só. O resultado do exame comprova o que eu já tinha sentido quando vi um deles pela primeira vez na rua: são meus filhos, os olhos não negam”, contou, sem conseguir segurar a emoção, o vendedor, referindo-se aos olhos castanhos claros que os meninos herdaram dele. “Eles dois chegam como os caçulas da família”, acrescentou Raimundo Portugal, que agora tem cinco filhos biológicos.

Com a missão de abrir os envelopes e revelar os resultados, a defensora pública Yana de Araújo Melo, que atua na unidade da Defensoria em Jequié, distante cerca de 50 quilômetros de Jaguaquara, destacou o papel da Unidade Móvel da Defensoria que esteve em Jaguaquara em novembro do ano passado, e cumpriu sua função de levar a Defensoria para mais perto daqueles que precisam. “A Unidade Móvel cumpre sua importante função e concretiza a dignidade das pessoas que não têm condições financeiras de pagar por um exame como este”, destacou a defensora. “Realmente, este projeto de vir até nós é excelente e fez a diferença na minha vida e das pessoas que não têm condições de pagar. Venham sempre! Jaguaquara e cidades vizinhas agradecem”, convidou o pai dos gêmeos.

A abertura dos resultados dos exames foi realizada na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Jaguaquara e, nos casos dos resultados positivos, também foram feitos acordos extrajudiciais de alimentos, termos de reconhecimento de paternidade e encaminhamento de ofícios para os cartórios de registros civis sobre a inclusão do nome paterno e alteração do sobrenome. No caso dos resultados negativos, os assistidos foram orientados a procurar a sede da Defensoria Pública em Jequié para acompanhamento do caso.