COMUNICAÇÃO
JEQUIÉ – Defensoria inaugura 12ª Regional e inicia sequência de inaugurações
Antes vinculada à 4ª Regional, em Itabuna, a Defensoria em Jequié passa a ter mais autonomia na coordenação das atividades e gerenciamento de recursos.
Anésia Cauaçu foi a primeira mulher nordestina a ingressar no cangaço, antes mesmo de Maria Bonita, a mais famosa delas, ter nascido. Liderou um grupo de mais de 100 homens e também foi pioneira no sertão baiano ao praticar montaria de frente, já que no começo do século XX as mulheres ainda montavam a cavalo de lado.
O espírito combativo e inovador deste ícone da história da Bahia foi evocado pelo defensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, em seu discurso, ao inaugurar a 12ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nesta quinta-feira, 29, em Jequié.
“É um momento de celebrar e é um momento de afirmação política. Dentre os defensores que atuarão na nova regional, nós temos um homem e cinco mulheres, e todos tiveram e precisam ter todos os dias a coragem de Anésia Cauaçu”, afirmou.
Durante mais de dez anos, a atuação da Defensoria em Jequié dependeu da gestão da 4ª Regional, sediada em Itabuna. Agora, sendo sede da nova Regional, possuirá mais autonomia e consequentemente mais eficiência na coordenação das atividades e gerenciamento de recursos.
A defensora Yana Melo é uma das mulheres à frente deste processo de expansão em Jequié e tornou-se, durante a solenidade, a primeira coordenadora da 12ª Regional. “Este momento de instalação é o pontapé para expandirmos o trabalho da DPE/BA para toda a região do Médio Rio de Contas, abarcando interiores que clamam pela nossa assistência”, diz.
Para a ouvidora geral da DPE/BA, Sirlene Assis, a expansão é fruto de uma democracia e de uma escuta atenta às demandas da população. “A Defensoria está sendo ousada por entender qual seu papel político e social na sociedade baiana e tem uma equipe comprometida com este projeto em curso. Não é uma expansão dialogada apenas no gabinete, é uma expansão dialogada na base, isso é democracia”, comenta.
O coordenador executivo das regionais, Walter Nunes Fonseca, também defende que este foi apenas o primeiro passo para a expansão dos serviços da Defensoria pelo interior baiano.
“Mais um marco para a DPE/BA, damos hoje um passo importante, aumentando o número de regionais no interior da Bahia, onde vamos poder otimizar nossos recursos e melhor distribuir para que possamos servir de uma forma melhor a população que nos procura”, conta.
Presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/BA, Elaina Rosas ressaltou em seu discurso a importância de observar as diferenças regionais para um trabalho eficaz e aponta o momento como o início de um processo amplo de interiorização da DPE/BA.
“Estamos em um esforço conjunto de implantarmos o plano de expansão institucional, assegurando que a nossa instituição esteja efetivamente no interior do estado e para o povo que mais precisa do acesso à justiça”, afirma.
Além da inaugurada em Jequié, a instalação de mais seis novas administrações regionais no interior do estado estão previstas pela resolução 07/2019 do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Além disso, até o fim do ano, também serão inauguradas cinco novas unidades da DPE/BA: Conceição do Coité, Ipiaú, Luís Eduardo Magalhães, Nazaré e Santo Estevão.
“A gente fica muito alegre, pois há muito tempo se lutava por isso, sei que terá um impacto muito grande, porque vocês passam a ter autonomia funcional, administrativa e operacional, fortalecendo muito a instituição e a Justiça”, disse o ex-coordenador da Promotoria Regional de Justiça Maurício Foltz.
Rafson Ximenes explica ainda que a partir deste momento, os defensores passam a ter mais liberdade para trabalhar pois estão mais livres administrativamente. “As demandas daqui se aproximam e naturalmente a atuação da DPE/BA se fortalece, foi isso que aconteceu com todas as sedes das regionais e não será diferente aqui”, conclui.
Ainda estiveram presentes na cerimônia de inauguração o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Jequié Emanuel Campos Silva, a secretária de administração do município de Jequié Sibely Ribeiro e a coordenadora da Promotoria Regional de Justiça Juliana Rocha Sampaio.