COMUNICAÇÃO

JEQUIÉ – DPE/BA debate sobre adoção e rede de proteção em evento

19/09/2018 16:12 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

O evento foi promovido pela NASCOR - Associação Baiana de Estudo e Apoio à Adoção, Nascidos do Coração

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do I Encontro de Adoção e da Rede de Proteção na cidade de Jequié. O evento, que foi realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, foi promovido pela NASCOR – Associação Baiana de Estudo e Apoio à Adoção, Nascidos do Coração, e teve como objetivo discutir a proteção integral das crianças e adolescentes e o trabalho integrado da Rede de Proteção.

Segundo a defensora pública Paula Lincon Silva, foi possível esclarecer procedimentos com as pessoas que pretendem adotar, explicar sobre a proteção integral, seus principais pilares e aplicações práticas, além de debater a importância das visitas sociais e da interdisciplinaridade no atendimento à criança e ao adolescente.

“É realmente admirável o trabalho realizado pela Nascor, especialmente no tocante à busca ativa. A presença da Defensoria Pública nesses eventos é importante para ocuparmos nosso espaço jurídico e social na proteção de crianças e adolescentes”, ressaltou a defensora pública Paula Lincon.

Na ocasião, também foram discutidos temas como a proteção dos direitos da criança e do adolescente, a reintegração familiar, os processos de adoção e o papel das equipes técnicas de instituições de acolhimento na orientação para o convívio familiar. O evento aconteceu no último sábado, 15/09.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia desenvolve a Ação Cidadã Ame e Adote.  O objetivo é garantir o direito à convivência familiar para as crianças e adolescentes que estão nos abrigos, orfanatos e casas de acolhimento, cadastrados junto ao Juizado da Infância e Adolescência para adoção. Busca, também, estimular a regulamentação de guarda.