COMUNICAÇÃO
Jequié – Mais de 90 pessoas participaram do Dia D da Defensoria contra o Aedes aegypti
Os assistidos da Defensoria Pública Estadual da Bahia – DPE/BA, em Jequié, aceitaram o convite para o combate ao mosquito Aedes aegypti e participaram ativamente da campanha. Nessa quinta-feira, 31, foi realizado o "Dia D da Defensoria: Contra a Dengue, Zika e Chikungunya!", ação idealizada pela servidora Isadora Santos para conscientizar a população quanto a sua responsabilidade na briga contra o Aedes aegypti.
Compareceram 97 assistidos na DPE com fotografias impressas registrando o momento em que adotaram alguma medida de combate ao mosquito. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos, além da exibição de vídeos informativos e educativos relacionados ao assunto. Por mês, são mais de 800 pessoas que passam pela unidade da DPE em Jequié.
A defensora pública Itanna Assis, que atua na comarca, ficou satisfeita com o resultado da ação. "Foi um dia muito produtivo, de trabalho em conjunto. Foi bom presenciar muitas pessoas envolvidas com uma finalidade única: servir com qualidade e competência", disse.Durante a ação, também foram realizados agendamentos iniciais nas áreas: cível, família e criminal, além dos atendimentos de retorno, que aconteceram de forma imediata. "Mesmo com as vagas encerradas, ninguém ficou sem atendimento, justamente por eles terem abraçado a causa com tanto carinho e dedicação, a exemplo um dos assistidos que não tinha como tirar a foto, mas trouxe, por escrito, um depoimento de como agia em combate a dengue", pontou a defensora pública. Veja foto do depoimento de Maria Costa Ramos na Galeria de Imagens.
Participaram também da ação as defensoras públicas Yana Melo, Scheilla Nascimento e o defensor público Leonardo Sales, além dos servidores que atuam na comarca.
Defensoria pioneira no combate ao Aedes aegypti
A Defensoria baiana lançou campanha de combate ao mosquito nas redes sociais no dia 19 de fevereiro. O conceito do material gira em torno da conscientização do direito do cidadão em não contrair as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – Dengue, Zika Vírus ou Chikungunya – como também alertar sobre o dever da população em cuidar para impedir novos focos do mosquito. O defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo, determinou que em cada unidade seja designado um servidor para fazer inspeção criteriosa, semanalmente, das instalações da DPE em todo o Estado para verificar a possível existência de focos do mosquito Aedes Aegypti e providenciar a eliminação.
Em 2008, quando teve uma epidemia da dengue, a Defensoria Pública também realizou campanha para o combate ao mosquito. Foram realizados panfletos informativos sobre os riscos do Aedes Aegypti e a instituição, à época, se disponibilizou para garantir que todos os domicílios com suspeita de foco do Aedes Aegypti passassem por inspeção.