COMUNICAÇÃO
JEQUIÉ – Reunião entre Defensoria e Conselho Tutelar alinha fluxo de encaminhamento e atendimento das demandas
Encontro aconteceu na sede da 12ª Regional e seguiu todas as recomendações devido à pandemia do novo coronavírus
A defesa dos direitos das crianças e adolescentes é sempre uma das prioridades da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e, esta semana, esteve mais uma vez em pauta durante reunião realizada na sede da 12ª Regional da Instituição, em Jequié. Além da Defensoria, o encontro contou com a participação do Conselho Tutelar do município.
Realizada na manhã de ontem, 11, a reunião aconteceu de forma presencial, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, seguiu todas as recomendações de distanciamento mínimo entre os participantes e todos estavam com máscara e utilizaram álcool em gel.
As pautas principais do encontro foram a apresentação do defensor público Henrique Alves da Silva, que atua em Jequié e foi designado para exercer a substituição automática na área de Infância e Juventude, e também o alinhamento do fluxo de encaminhamento das demandas do Conselho e o atendimento destes casos pela Defensoria.
“Foi uma reunião extremamente proveitosa em que, inicialmente, tive um primeiro contato com a Rede de Proteção. Através do diálogo, conseguimos construir um fluxo de trabalho e encaminhamento de demandas entre o Conselho Tutelar e à Defensoria Pública, especialmente nas demandas em que a criança e o adolescente estejam em situação de risco, e que a solução tenha caráter de urgência”, relatou o defensor público Henrique Silva.
Além do defensor, a reunião contou com a presença da coordenadora da 12ª Regional da Defensoria, Yana de Araújo Melo, as servidoras que atuam no Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP da Instituição, Amanda Cafezeiro (psicóloga) e Ana Maria Bitencourt (assistente social), e duas conselheiras tutelares do município, Sandra Vanessa Aguiar e Maria Madalena Santos.
“Diante da impressão positiva deixada pela reunião, projetou-se a articulação de um diálogo com os demais atores da Rede, para deliberar acerca do trabalho durante este período de pandemia do novo coronavírus”, acrescentou o defensor Henrique Alves.