COMUNICAÇÃO
Jequié – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência conta com participação da Defensoria
Semana acontece em APAEs de todo o país e estimula a inclusão e autonomia de excepcionais
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida em Jequié, no sudoeste do Estado, pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – APAE contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, representada pelas defensoras públicas Scheilla Daniela, Itanna Pelegrini e pela servidora Diana Cajaiba.
Com o tema "inclusão se faz com autonomia", o evento trouxe esse ano uma semana composta por atividades lúdicas, esportivas, oficinas inclusivas e uma caminhada que percorreu as principais ruas da cidade reunindo crianças, adolescentes, adultos, pais e apoiadores da APAE. Já na praça Ruy Barbosa, local de concentração, os participantes puderem ouvir, atentos, sobre a importância da Defensoria em se unir a um projeto como esse, apresentado pela defensora pública da 3ª DP Vara Cível, Itanna Pelegrini. "É muito importante a atuação da APAE na nossa cidade. Inclusão se faz com autonomia, com gestos e atitudes. A Defensoria tem o prazer de participar de campanhas como essa que valorizam o ser humano", pontuou a defensora pública.
Segundo a defensora pública Scheila Daniela, titular da 1ª DP Vara Cível, há aproximadamente quatro anos a DPE em Jequié colabora com a APAE, através de atendimentos prioritários às pessoas portadoras de deficiência. "Prestamos orientação jurídica na área de família (Tutela, Curatela, encaminhamento de conflitos para área da Infância e Juventude), além de priorizar e valorizar o deficiente intelectual e físico nos atendimentos da DPE em parceria com a APAE", destacou a defensora. Em média, a Defensoria em Jequié atende de seis a 10 casos encaminhados pela APAE mensalmente, além dos atendimentos feitos sem a necessidade do encaminhamento da associação.
Para a presidente da associação na cidade, Moana Meira, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla sintetiza a necessidade de as pessoas entenderem a importância da inclusão social de pessoas com alguma deficiência. Meira reforça ainda a essencialidade do atendimento diferenciado das instituições a esse público. "Sempre que precisei da Defensoria fomos recebidos de portas abertas, com um carinho e atenção redobrados", afirmou.
SOBRE A APAE DE JEQUIÉ
Fundada em 1979 na cidade, a APAE de Jequié tem como principal objetivo defender causas referentes aos direitos constitucionais das pessoas com deficiência e, principalmente, de prestar todo o tipo de assistência social, cultural, terapêutica e educacional às pessoas com necessidades especiais. Considerada uma Associação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, a associação conta hoje com 346 crianças, adolescentes e adultos, de 0 a 50 anos, e realiza permanentemente eventos para proporcionar capacitação, inclusão e independência dessas crianças para se inserir a cada dia nas atividades cotidianas.