COMUNICAÇÃO

JITAÚNA – Exames de DNA e orientações jurídicas marcam a visita da Unidade Móvel da Defensoria à cidade

09/07/2019 14:56 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Visita fez parte da rota da UMA pelo sudoeste do estado

Nesta terça-terça-feira, 9, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA continuou a sua rota pelo sudoeste do estado e pelas cidades que formam o Território de Identidade Médio Rio de Contas. Desta vez, a UMA, como é conhecida, levou os serviços da Instituição para a cidade de Jitaúna.

O relógio nem marcava 6h da manhã e a mãe da pequena R., de apenas 9 dias de vida e não tem registro civil ainda, já estava pronta para realizar o tão esperado exame de DNA entre a bebê e o suposto pai. “Na hora do exame, não sei se quem chorou mais foi a mãe ou a filha”, brincou a servidora Daniela Cristina de Oliveira, que realizou a coleta do material genético. “É um choro de felicidade, pela realização do exame, e também de dor, porque ela ainda é pequenininha. Eu já tinha pesquisado o valor do exame em um laboratório em Jequié, mas é muito caro. A Defensoria chegou aqui para ajudar a quem precisa”, agradeceu a mãe, que mora na zona rural.

Além dos exames de DNA, para investigação e reconhecimento de paternidade, as orientações jurídicas também estiveram em destaque durante a visita da Defensoria a Jitaúna. Em um dos casos, por exemplo, o pedreiro Joselito Santana foi em busca de orientação sobre uma casa que está sendo alvo de disputa entre ele e os irmãos. “É preciso ingressar com uma ação de inventário para regularizar a divisão do patrimônio de sua mãe entre todos os herdeiros”, explicou o defensor público Henrique Alves, durante o atendimento ao pedreiro.

Próxima parada: Ipiaú

Além do defensor Henrique Alves, este segundo dia da rota da UMA pelo sudoeste e pelo Médio Rio de Contas contou com a participação do coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, da defensora pública Yana Araújo de Melo e servidores de Jequié e Salvador.

Depois de Manoel Vitorino e Jitaúna, agora a UMA segue para sua próxima parada: a cidade de Ipiaú. O atendimento será realizado amanhã e quinta-feira, dias 10 e 11 de julho, na Praça Ruy Barbosa, no centro. O horário de atendimento será das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.