COMUNICAÇÃO
“Jovens no Estádio” viabiliza tour na Fonte Nova com socioeducandos
O projeto, que tem como parceiros da Defensoria a Federação Bahiana de Futebol e a Fundac, levou pela primeira vez jovens em cumprimento de medida socioeducativa a um passeio completo pelo estádio
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA proporcionou pela primeira vez um passeio completo pela Arena Fonte Nova, nesta sexta-feira, 31, a jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na CASE Irmã Dulce, de Camaçari. O tour, que aconteceu através do projeto Jovens no Estádio, teve apoio da Itaipava Arena Fonte Nova, e o objetivo de trazer cultura e lazer, buscando a ressocialização dos socioeducandos através do estímulo a práticas desportivas.
Durante a visita, o guia da Arena Fonte Nova, Leonardo Barreto, permitiu o acesso dos socioeducandos desde os camarotes, áreas VIP e vestiários, até a lateral do campo, além de explicar os aspectos históricos do estádio e mostrar como é a rotina em dias de jogo. De uma maneira dinâmica e descontraída os jovens foram conduzidos pelos diversos andares da Arena e aconteceu até um teste prático de habilidades no chute a gol. O passeio durou cerca de duas horas.
“Essa ação é uma grande oportunidade de proporcionar um momento único de entretenimento, sempre com o viés de ampliar a visão de mundo destes jovens tão carentes de oportunidades, para que sejam estimulados a darem um novo rumo a suas vidas quando da retomada de sua convivência com a sociedade”, destacou a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar.
A iniciativa permitiu que Salah Júnior* estivesse pela primeira vez em um estádio de futebol. “Eu nunca tinha imaginado de vir a um lugar desses. Via assim na televisão e ficava só na viagem: ‘rapaz, deve ser grande pra caramba lá’, e realmente é grande mesmo, muito bom a experiência de conhecer”, exclamou empolgado o socioeducando. “Deve ser massa jogar aqui, olhar tanta gente na plateia gritando seu nome, deve ser emoção demais”, finalizou ele.
Além do acompanhamento da servidora da DPE/BA Andrea Azevedo, os jovens foram supervisionados por uma equipe da Fundac dirigida pelo coordenador de esporte, Rafael Carvalho, e pelo coordenador de segurança, Hassiel Julho.
*Nome fictício para preservar a identidade da fonte
Tour
O Tour na Fonte é um programa da Itaipava Arena Fonte Nova que permite uma visita pelas dependências do Estádio, com acesso aos vestiários, sala de aquecimento, lateral do gramado, entre outras. É preciso pagar a entrada, mas Defensoria da Bahia conseguiu gratuidade, oferecida para instituições públicas, escolas públicas e entidades filantrópicas, para que os jovens fossem alcançados pelo passeio cultural.