COMUNICAÇÃO

Juazeiro captou a mensagem: DPE para todos

04/12/2013 12:21 | Por

Depois das acolhidas calorosas e estimulantes nas Regionais de Santo Antonio de Jesus, Feira de Santana e Vitória da Conquista, a visita da Defensora Geral Vitória Bandeira a Juazeiro, na última segunda feira, 02/12, adquiriu um sentido simbólico altamente gratificante para a Administração Superior, pela sintonia de propósitos obtida com todos os Defensores Públicos daquela Regional, que manifestaram, abertamente, compreensão e entusiasmo com "os novos tempos da DPE", como ressaltou, expressando sua satisfação, Dr. Wescley Amices Pedreira, titular da 5ª DP Crime, Infância e Juventude.

Durante mais de duas horas, a Defensora Geral, acompanhada do Subcoordenador das Regionais, Dr. César Ulisses, dialogou com todos os Defensores da V Regional, em clima de companheirismo, expondo planos e dificuldades e ouvindo suas manifestações de apoio e solidariedade, pela maneira séria na condução do órgão que, segundo a Subcoordenadora Olívia de Paula Fonseca, "vem passando por um processo de mudança de patamar na visão gerencial, bem como experimentando uma mudança ideológica na luta contra o viés tradicional de enxergar a DPE como parte do Executivo, atrelado e dependente, ao lutar para buscar seu lugar no sistema de justiça, com efetiva independência".

A percepção deste novo rumo é sentida a partir de indicadores práticos e palpáveis, como "o excelente trabalho que está sendo desenvolvido pela ESDEP, graças à competência do seu diretor Dr. Daniel Nicory", a agilidade e a eficiência da Diretoria Geral no atendimento às demandas do interior, além da presença mais efetiva na área de comunicação social.

Ao lado desses importantes sinais de mudança, é impossível deixar de perceber, também, o avanço no campo dos valores, como postura democrática e equilibrada, compromisso com o futuro da instituição , impessoalidade nas decisões, rigor no trato com a coisa pública e objetivos claros e consistentes, conforme observaram Dra. Camila Pinto Berenguer, de Senhor do Bonfim, e Dra.Rayana Carneiro Cavalcante, da 3ª DP Civil, de Juazeiro.

Dra. Vitória Bandeira fez questão, mais uma vez, de explicitar a sua estratégia de gestão, que é a de fazer crescer a Defensoria Pública do Estado com estruturação, para evitar o crescimento sem eficiência e com o acúmulo de problemas para futuros gestores. "Vamos crescer com consistência, com responsabilidade, melhorando as condições de trabalho. Nosso compromisso não é com a escala, é com a qualidade e a eficácia, é com a estrutura e com a organização", acentuou.

A Defensora Geral assinalou o seu empenho para aprovação do projeto de lei de cargos e carreira que, dentre inúmeros outros benefícios para a DPE, vai possibilitar um reforço às Regionais na sua rotina de trabalho, com a designação de um administrador, veículo e motorista, para garantir o bom funcionamento da área-meio em todas as unidades, liberando os Defensores para tratar somente das suas atividades finalísticas: "Queremos descentralizar para buscar agilidade e eficiência".

Depois de fazer a entrega de notebooks e das novas identidades funcionais aos Defensores presentes, gesto que disse ser apenas "um pretexto" para uma boa conversa com seus colegas", Dra. Vitória atribuiu o sucesso do seu trabalho, nesses nove meses, à competência, seriedade e empenho da sua equipe, "fator fundamental para a nossa arrancada neste ano de 2013". Ressaltou, ainda, a evolução orçamentária para 2014, a maior da história da DPE, e o seu esforço para otimizar os recursos, portando-se com rigor e elegendo prioridades ao ordenar despesas. Lembrou, ainda, que, muitas vezes, a própria legislação da administração pública, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Licitações, ao tempo em que asseguram transparência e lisura, também é responsável por um processo lento e burocrático de gestão.

A Defensora Geral fez questão de elogiar a sua antecessora pelo acerto na instalação da Regional em um imóvel moderno, em local adequado e com excelentes condições de adaptação às atividades da DPE, o que faz com que a Defensoria de Juazeiro seja uma das melhores em estrutura e funcionamento. "Às vezes, a locação de um imóvel sem uma avaliação mais cuidadosa passa a ser um transtorno e um ônus pesado, exigindo muito investimento, aumentando o custeio e desumanizando o atendimento ao público. Este não é o caso de Juazeiro, com certeza".

Estiveram presentes ao encontro os Defensores Olívia de Paula Fonseca, Subcoordenadora da Regional, Wescley Amices Pedreira, José Valdir da Costa, André Lima Cerqueira e Rayana Carneiro Cavalcante, todos de Juazeiro, além de Camila Pinto Berenguer, de Senhor do Bonfim, e Márcio Requião, de Jacobina.