COMUNICAÇÃO
JUAZEIRO – Defensoria destaca projeto de mediação em conflitos escolares durante encontro de pais e alunos
Projeto Escola Cidadã da DPE/BA atende rede pública de ensino buscando soluções adequadas para desavenças
A Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Juazeiro, marcou presença em um encontro de pais e alunos da rede pública estadual na cidade para apresentar seu projeto “Escola Cidadã – Mediação em Conflitos Escolares”.
A palestra em direitos ocorreu para um público de estudantes e responsáveis, e assinalou a atuação da Defensoria na prevenção e resolução de conflitos no ambiente escolar.
O projeto de mediação “Escola Cidadã” passou a ser realizado pela Defensoria Pública desde 2018 e atende a rede pública de ensino, por meio de uma articulação da instituição com a gestão escolar e a Secretaria de Educação.
Casos selecionados são encaminhados à equipe técnica da DPEA/BA para fins de atuação num dado contexto escolar. A partir daí são construídas soluções que considerem o desenvolvimento pessoal das crianças e adolescentes.
O evento ocorreu na última quarta-feira, 2, e contou com a participação do defensor público e coordenador da 5ª Regional em Juazeiro, André Lima Cerqueira, bem como servidores da DPE/BA no município. Além de estudantes, pais e responsáveis, participaram também gestores e professores da Escola Profissionalizante Técnica do Estado da Bahia e do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano.
“A aproximação da Defensoria com as famílias e com as escolas previne conflitos e serve para mostrar o papel fundamental que cada instituição deve ter na formação das crianças e adolescentes, segundo [o previsto no] Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, afirmou o defensor público André Lima.