COMUNICAÇÃO
Juazeiro – Defensoria escuta a população para construção do orçamento participativo do próximo ano
Proposta é criar escala de prioridades a partir da demanda da sociedade civil
Cidadãos de Juazeiro puderam opinar sobre como desejam que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA invista seu orçamento para o próximo ano durante Conferência Pública na terça-feira, 25. Escuta à população aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, bairro Alagadiço, na comarca. Além da sociedade civil, evento reuniu defensores públicos e autoridades locais. Essa é a sexta e última Regional a receber a conferência pública para o orçamento participativo. Em Salvador, o encontro entre DPE e sociedade civil será no próximo dia 27 de maio.
Para o subcoordenador da 5ª Regional em Juazeiro, André Cerqueira, a escala de prioridades deve ser criada para compatibilizar orçamento e demandas da população. “Infelizmente, ainda, não temos como atender prioritariamente todas as iniciativas que estão aqui, porque ainda não temos orçamento suficiente para atender isso. Então, é preciso que a sociedade eleja, elenque em uma escala – não do que é melhor para o que é pior – mas sim, no ano de 2018, em relação à população de Juazeiro, o que os senhores entendem como prioridade”, explicou.
O coordenador executivo das Regionais da DPE, Walter Fonseca Jr., destacou aos presentes a importância da realização do orçamento participativo como exercício de uma democracia direta, a qual o defensor público definiu como aquela onde o cidadão “tem voz e tem vez”. Para Walter, que acompanha as conferências públicas da DPE pelo terceiro ano consecutivo, é interessante e importante ouvir a população mais carente, que inclui não só a vulnerabilidade financeira como também a social. “Verificamos que muitos segmentos, que não têm voz e não têm vez, sofrem cada vez mais quando não têm uma instituição para defender seus direitos”, afirmou.
Também participaram da conferência pública em Juazeiro os defensores públicos Wesclei Amicés, Tarcísio Teles, José Valdir e as defensoras públicas Olívia Fonseca e Bianca Carneiro, representando a Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA.
COMO PARTICIPAR
Além das conferências públicas, os cidadãos também poderão ajudar a construir o orçamento participativo da Defensoria Pública por meio de urnas, com formulários de participação, dispostas em todas as comarcas onde têm defensor público. Pela internet, será possível ainda responder ao questionário, que estará disponível ainda nesta semana, através do site institucional. Ambas opções ficarão disponíveis até o dia 27 de maio de 2017, quando o ciclo de conferências públicas será encerrado em Salvador.