COMUNICAÇÃO

JUAZEIRO – Defensoria inicia parceria com instituições de ensino superior para estágio voluntário

08/02/2018 12:23 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922 | Foto: Ascom Facape

O convênio deverá ser formalizado para que estudantes de psicologia e serviço social possam estagiar na sede da Defensoria em Juazeiro

Estudantes de psicologia e serviço social poderão estagiar voluntariamente na Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA na comarca de Juazeiro, através de convênio que será firmado entre a instituição e a Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas – Facape, instaladas no município. A iniciativa permite que universitários extrapolem os muros da academia e adquiram um olhar diferenciado no contato com a população assistida pela Defensoria.

Para formalizar o convênio com as duas instituições de ensino de Ensino Superior, a DPE/BA deu início às tratativas em reuniões que aconteceram nesta terça-feira, 06, nas quais foram discutidas as providências administrativas para viabilizar o estágio dos estudantes de Psicologia, da Univasf; e de Serviço Social, da Facape.

Nos dois encontros, o subcoordenador da 5ª Regional – Juazeiro, André Lima Cerqueira, explicou aos representantes das instituições o funcionamento dos serviços da Defensoria baiana, a sua missão institucional, atuação e a estrutura da sede no município, mostrando o abrangente campo de pesquisa e aprendizado para estudantes de ambos os cursos superiores.

“Essa parceria tem como objetivo o fortalecimento dos serviços institucionais da Defensoria Pública, sendo um campo fértil para os estudantes adquirirem a prática necessária para o desempenho de suas profissões, otimizando o atendimento ao público e permitindo ao assistido um acompanhamento individual humanizado”, destacou André Cerqueira.

A iniciativa já vem sendo adotada na Capital e em outras regionais, nos moldes do art. 84 da Lei Orgânica da Defensoria da Bahia, que prevê que “por meio de convênio com instituições de ensino superior poderão ser admitidos, temporariamente, estagiários de áreas técnicas específicas, para auxílio dos Centros de Atendimento Multidisciplinar ou órgão da administração superior da Defensoria Pública”.