COMUNICAÇÃO
Juazeiro – Mais um assistido da Defensoria Pública tem direitos assegurados
A ação impetrada buscou assegurar medicamentos contra hepatite C
A intervenção da Defensoria Pública do Estado da Bahia-DPE/BA conseguiu regularizar o fornecimento de medicamentos essenciais à saúde do assistido Valdomiro Gonçalves da Silva, portador do vírus da Hepatite C. Através de ação judicial foi possível garantir o medicamento e evitar que o paciente fosse submetido novamente a um transplante de fígado.
De acordo com o defensor público Tarcísio Teles, da regional de Juazeiro, autor da ação, o assistido procurou a DPE/BA no mês de maio deste ano e relatou que já havia realizado um transplante de fígado, no ano de 2004, em decorrência de cirrose hepática C e hepatocarcinoma (forma mais comum do câncer de fígado em adultos), porém, no momento, o vírus da hepatite C havia retornado. Em virtude disso, era imprescindível que ele ingerisse cápsulas de Sofosbuvir 60mg/dia e Daclatasvir – 400mg/dia durante 24 semanas. "Na farmácia o remédio encontra-se no valor total de R$ 400.950,00 e R$ 58.500,00, respectivamente", informou o defensor público.
Negado o fornecimento desses medicamentos pelo Estado ao assistido e por ser a saúde um direito que merece primazia, a Defensoria Pública impetrou uma ação judicial, garantindo a Valdomiro Gonçalves o recebimento dos tais medicamentos. "Eu estava dependendo desse remédio para minha cura. Eu fiquei muito feliz e só tenho a agradecer a Defensoria por ter lutado e conseguido isso pra mim. Essa ajuda foi uma bênção em minha vida. Eu já estou até tomando os remédios… se não fosse esses medicamentos eu teria que fazer outro transplante", disse, agradecido, o assistido da DPE /BA Valdomiro Gonçalves.